Artistas

Ver índice de artistas

Divulgação

"Some Enchanted Evening", 2001 (Divulgação)

Vasco Araújo

Nasceu em 1975, em Lisboa, Portugal.
Vive e trabalha em Lisboa.

Vasco Araújo é primeiramente escultor. Mas seus traços tridimensionais se alargaram e ganharam um mundo de formas, dispostas em outros suportes como o vídeo e a fotografia. O artista português também trabalha com performance e instalações.

O trabalho do artista português faz parte de acervos importantes, como a coleção do Centro Georges Pompidou, em Paris, e do Museu Nacional Reina Sofia, em Madri. Suas obras também constam em coleções privadas como a do banco Credite Suisse, em Nova York, e do Banco Português de Negócios.

Na 28ª Bienal de São Paulo, Araújo apresenta a perfomance "Some Enchanted Evening, já realizada em 2001 numa galeria lisboeta. Seis homens musculosos, apenas de sunga, carregam o artista do parque até o interior do pavilhão como que num cortejo fúnebre. Araújo começa então a cantar uma música de Rodgers Hammerstein, cuja letra fala sobre a busca incessante do amor. "É a tentativa de buscar amor no último instante ou mesmo a sua memória. O amor é reforçado pela própria música e pela forma de cantar, como se fosse um último suspiro", explica o artista.

Em 2006, com o trabalho "O Que Eu Fui", Araújo revisita sua primeira formação, licenciatura em escultura, pela Universidade de Lisboa. O trabalho é uma série de 21 fotografias, dispostas em uma parede, cada qual com um fone de ouvido. As imagens retratam monumentos e esculturas, ao melhor estilo clássico, dessas espalhadas pelas cidades européias. O áudio tem a voz de uma mulher "quase morta, que faz uma análise da sua vida, ironicamente julgando sua felicidade, sua organização e sua inteligência", diz o autor, que trabalhou com os conceitos de tempo impressos na arte escultórica, cujo sentido primordial é perpetuar a memória ao longo da história.

O artista já se apresentou em galerias importantes, como a Jeu de Paume, em Paris, no Boston Center for the Arts, nos Estados Unidos, e no Museu Serralves, no Porto. Em 2007, Araújo passou dois meses na residência artística Baltic, do Center for Contemporary Art de Newcastle, na Inglaterra. Lá desenvolveu o vídeo "About Being Different", no qual entrevista cinco vigários locais, sobre a sensação que cada um deles teve depois de assistir a uma ópera. São comentários profundos que envolvem questões como coletividade e indivíduo. O trabalho é inspirado na ópera "Peter Grimes", de Benjamin Britten, sobre um pescador perseguido pelos moradores de seu vilarejo.

Os vídeos são uma parte importante da produção artística de Araújo, que já participou de vários festivais pelo mundo, inclusive do Vídeo Brasil, em 2007, no Sesc São Paulo, com o trabalho "Kind of Images". As instalações também são freqüentes: em "Perruques" (2005), o artista dispõe oito perucas ao longo da galeria, cada uma na cabeça de um suposto personagem. Um áudio conta por que cada um deles usa os acessórios. "Todas as histórias estão relacionadas a questões de poder e vaidade. Dessa forma, a instalação resulta num comentário irônico à nossa sociedade, simplesmente através do uso de algo exterior a nós mesmos que, ao mesmo tempo, esconde ou mostra aquilo que realmente somos", escreveu Araújo, no texto crítico.

Araújo parece adotar com recorrência uma linguagem de tom mais formal em seu trabalho. Talvez isso se explique por sua formação em escultura, que impõe aos alunos noções clássicas e muito bem detalhadas de equilíbrio formal, como se vê em instalações como "A Mulher que Casou Cinco Vezes" (2007).

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias