Artistas

Ver índice de artistas

Divulgação

"Quizá conveniente", 2006 (Divulgação)

Javier Peñafiel

Nasceu em 1964 em Zaragoza, Espanha.
Vive e trabalha em Barcelona.

Javier Peñafiel é de Zaragoza, Espanha, mas carrega na origem a identidade da Catalunha, terra de sua família. Tanto que vive em Barcelona, onde se graduou em filosofia. Nascido em 1964, o artista é pai de Egolactante, um personagem de poucos traços que freqüenta com recorrência a sua obra. Em 2007, na última edição da ARCO, a tradicional feira de arte de Madrid, Peñafiel mostrou Egolactante en Perdida. O ser de semblante engraçado e cabeça avantajada já foi apresentado em outros projetos, em formato de desenho, animação e escultura.

Em 2008, Peñafiel desembarcou pela segunda vez em São Paulo, uma "cidade de polifonia brutal", mas cujos habitantes, na visão do artista, possuem uma "grande disciplina interna".

Ele se diz admirado com a capacidade de organização dos paulistanos, de como se locomovem pela cidade, citando o rodízio de carros a fim de ilustrar sua percepção. Portanto, sua obra na Bienal é a "Agenda dos Fins dos Tempos Drásticos".

A agenda de Peñafiel não divide o tempo em dias numerados, meses e semanas, mas em dias plurais, dias comuns, dias próprios e impróprios. Ela será distribuída aos visitantes. O projeto ainda é feito de um vídeo e uma performance, marcada para o dia 12/11.

O trabalho é similar ao livro "Mera Coincidência", que Peñafiel produziu ao longo de seis meses em Lisboa, numa residência artística. O artista recebia visitantes em casa e ia desenvolvendo trabalhos específicos: com um jornalista italiano, por exemplo, produziu uma pintura a cada noite. Com uma atriz portuguesa, gravou uma performance.

Outro trabalho emblemático foi o vídeo "Viver Entre Linhas", que fala de forma lúdica e profunda das relações sociais, sobretudo aquelas travadas nas grandes cidades nos dias de hoje. Peñafiel já expôs em galerias e instituições estrangeiras de países como China, Itália, Colômbia, Alemanha e Estados Unidos. Recentemente, foi o responsável por uma extensa obra de caráter público, estampando suas criações em todo o pavilhão da Expo 2008 de Zaragoza, intitulada "Água Incondicional".

Divulgação

"Agenda do Fim dos Tempos Drásticos"

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias