Artistas

Ver índice de artistas

Divulgação

Warren Fischer e Casey Spooner, da dupla Fischerspooner (Divulgação)

Fischerspooner

Dupla formada em 1998 nos EUA.
Tem estúdio próprio em Nova York.

O corpo é o suporte para os dois perfomer-DJs do Fischerspooner, que lançam mão de máscaras, pinturas corporais e quaisquer outros artifícios que se afinem com o som que comandam desde suas picapes. É com encenação performática que eles abrem a Bienal de São Paulo, com uma festa no térreo do pavilhão Ciccilo Matarazzo, no dia 25/10.

Fischerspooner é um híbrido que transita entre os tradicionais espaços de arte (museus e galerias) e faz parte da cena pop, atuando como DJs. O limite entre arte e entretenimento é a principal questão levantada pela dupla de artistas. O tema é oportuno à edição 2008 da Bienal de São Paulo, a "bienal do vazio", que discute justamente o papel e o espaço que arte ocupa nos dias atuais.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Casey Spooner disse que "a ilusão da excitação é uma parte necessária da equação [do Fischerspooner]. Freqüentemente, esta ilusão se transforma em excitação real e esse é, no fim das contas, um dos nossos objetivos. Nós lutamos para borrar as linhas entre arte e entretenimento e levantar questões sobre contexto e significado". Festa é, portanto, parte inerente do trabalho dos dois.

A dupla se formou em 1998. Warren Fischer é músico e Casey Spooner já atuava com performance teatral e como vídeo-artista. Por um curto tempo, o Fischerspooner chegou a ser um grupo, com vinte membros. O primeiro álbum, "# 1", teve o codinome "Best Album Ever". Tocando sobretudo electropop, a dupla emplacou alguns hits como "Sweeteness" e "Emerge". O segundo álbum, lançado em 2004, é chamado "Odyssey". Em 2007, o terceiro trabalho lançado pelo grupo veio sem título, prática recorrente no âmbito das artes contemporâneas. Como o Fischerspooner é pautado pela experimentação, a dupla abriu estúdio próprio em Nova York, em 2004. Desde então, o local é aberto a visitas parte do tempo, para fomentar o diálogo. Além de Fischer e Spooner, o Fischerspooner tem uma banda a tiracolo, com guitarristas, vocais e percussionistas.

A dupla americana já esteve antes no Brasil, no festival de música eletrônica Skol Beats de 2004. Antes de abrir a Bienal, Fischerspooner toca numa rave em Indaiatuba, interior do estado.

Divulgação

Foto do single "The Best Revenge" (2008)

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias