Artistas

Ver índice de artistas

Isabella Matheus/Divulgação

"Percurso Ótico", 2005 (Isabella Matheus/Divulgação)

Carla Zaccagnini

Nasceu em 1972, em Buenos Aires, Argentina.
Vive e trabalha em São Paulo.

Carla Zacagnini é argentina de nascimento, mas mudou-se para São Paulo aos oito anos e se considera uma artista brasileira. Estudou artes plásticas na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e fez mestrado em poéticas visuais na USP.

Em 2005, Carla instalou uma série de espelhos no Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo. As peças refletiam uma a outra até que a primeira delas refletia a tela "Saudade" (1899), do pintor acadêmico Almeida Junior. A pintura da moça que chora na janela se transportava do segundo piso até o térreo, na obra intitulada "Percurso Ótico". Carla considera essa uma de suas mostras mais importantes. Assim como projeto "Restauro", de 2001, quando a artista restaurou com fundos próprios uma outra tela do pintor acadêmico Almeida Júnior e a expôs, junto com um texto com suas reflexões, no Centro Cultural São Paulo.

Instalações, fotografia, vídeos e desenhos são alguns dos suportes usados pela artista, que já expôs em galerias dos Estados Unidos, Venezuela e Portugal, entre outros países. Em 2007 teve exposições individuais no Nationalmuseum, da Suécia, e na galeria Blow de la Barra, de Londres. A artista tomou parte em várias residências artísticas, na Bélgica (2006), Cuba e Finlândia (2005) e Escócia (2003).

Em agosto de 2008, apresentou a performance "Procedures Perform: Autopilot", em Toronto, no Canadá. Os procedimentos de segurança orientados em decolagens foram gravados e misturados em cinco línguas: inglês, francês, espanhol, italiano e português, com cinco aeromoças atuando na apresentação.

Outro trabalho bastante conhecido é a série "Correspondências para Juan Manuel Perdomo", de 2007. As mensagens foram escritas em rótulos de cerveja ao amigo curador colombiano, inspirados numa brincadeira feita num bar de Medellín.

Na Bienal de São Paulo, Carla discute de maneira lúdica a interação do espectador contemporâneo com a arte. Seu projeto conta com uma série de brinquedos, um playground com balanços e gangorras, instalados no parque Ibirapuera, onde se situa o Pavilhão Ciccilo Matarazzo. À medida que crianças e adultos brincam, uma fonte é acionada e jorra água, consolidando a obra.

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias