Artistas

Ver índice de artistas

Sheila Burnett/Divulgação

Under Hypnosis, 2007 (Sheila Burnett/Divulgação)

Matt Mullican

Nasceu em 1951 em Santa Mônica, EUA.
Vive e trabalha em Nova York.

Matt Mullican estudou artes no California Institute of the Arts em Valencia, na Califórnia. Seu trabalho abrange variadas linguagens: desenho, escultura, pintura, mídias eletrônicas, instalações e performances. Desde a década de 70, ele usa a hipnose, seja durante o processo de criação, seja na própria performance, de modo a fazer aflorar a sua subjetividade por meio da arte.

Durante uma performance em transe hipnótico, Matt Mullican pode derramar café em cima de si mesmo, grunhir, cantar frases (que podem ser repetições de uma mesma palavra ou declarações sobre seus sentimentos ou até xingamentos) e desenhar ou pintar com tinta preta sobre grandes pedaços de papel, lençóis e até sobre a parede.

Como explica Allan McCollum, no texto do catálogo que acompanha a exposição de Matt Mullican na Fundação Serralves em Portugal em 2000, "este processo interno de construir o mundo em que vivemos e preservar a sua estabilidade parece interessar especialmente a Matt Mullican. A sua obra, produto de uma introspecção pormenorizada, quase obsessiva, configura-se como uma tentativa elaborada de fazer uma duplicação externa do vasto complexo de representantes internas que constituem a forma como Mullican entende o mundo em que vive. Por meio da utilização de todos os suportes imagináveis --desenhos, leituras, performances, cartazes, sinais, esculturas, faixas etc.--, Mullican se dispõe a recriar, para os sentidos externos, uma imagem multidimensional dos processos normalmente inconscientes, interiores, presentes em todos nós".

EDIÇÕES ANTERIORES

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias