Playgrounds, 1995–2007 (Divulgação)
Nasceu em 1960, em Oberneukirchen, na Áustria.
Vive e trabalha em Berlim.
De 20 de maio a 24 de junho de 2005, Peter Friedl viveu em São Paulo como parte do programa de residência e pesquisas "São Paulo S.A.", apoiado pelo Instituto Goethe, experiência transformada no livro "Peter Friedl - Working at Copan / Trabalhando no Copan", edição bilíngüe da Sternberg Press (Bélgica, 2007).
Seu trabalho utiliza objetos, desenho, instalações e, mais freqüentemente, a fotografia e o audiovisual. Um de seus trabalhos mais polêmicos, "The Zoo Story", realizado para a 12ª Documenta de Kassel, Alemanha (2007), mostra a girafa Brownie empalhada. O animal vivia no zoológico de Kalkilya, na Cisjordânia, e foi morta em uma ofensiva militar israelense.
Na 28ª Bienal de São Paulo, Peter Friedl mostra uma versão atualizada de "Playgrounds", projeto fotográfico iniciado em 1995. Trata-se de uma extensa série de imagens em slide colorido de playgrounds públicos do mundo inteiro, em formato de paisagem (horizontal) e ordenadas alfabeticamente de acordo com o nome do lugar.
Sobre "Playgrounds", Peter Friedl diz: "Não é exatamente um projeto antológico, embora pareça ser. Os playgrounds estão em todo lugar, ao mesmo tempo em que parecem ser de algum modo negligenciados, teórica e esteticamente. Enfim eu os acho muito bons como arte pública se comparados com os projetos de arte pública das duas últimas décadas, mais ambiciosos e muito mais desastrosos. Parece haver uma regulamentação consistente em nível mundial para o design de playgrounds. Outros assuntos de urbanismo, sociologia e educação são igualmente óbvios. Mas eu penso que isso essencialmente é um estudo da narração. As imagens mostradas em séries são tão importantes quanto as imagens não mostradas, inexistentes."
Exposições
EDIÇÕES ANTERIORES