Zona Morta, 2007 (Ding Musa/Divulgação)
Nasceu em 1973 em Santos, São Paulo.
Vive e trabalha em São Paulo.
Mauricio Ianês nasceu em Santos em 1973 e estudou artes plásticas na FAAP. Seu interesse por campos diversos da cultura o levou a transitar pela moda, pelo audiovisual e pelas artes plásticas. No campo da moda, sua experiência inclui a direção de criação da Zapping e da Authentic Vision Brasil (AVB), consultoria de estilo para Walter Rodrigues e uma longa colaboração com Alexandre Herchcovitch.
Recentemente, Ianês participou de uma residência de seis meses na Cité Internationale des Arts em Paris e de outram de dois meses, no Quartier 21 em Viena, como parte de um programa que oferece suporte integral para artistas e designers desenvolverem projetos em arte contemporânea, cultura digital, design e moda.
Na Bienal, Mauricio Ianês apresentará 2 trabalhos que, em suas palavras, "não nasceram juntos" embora sejam fruto de seu pensamento sobre a arte: uma instalação, composta por uma série de adesivos colados no piso com desenhos e micro textos, e uma performance, em que passará duas semanas vagando nu e sem comida pelo segundo andar do prédio da Bienal, que estará vazio este ano. Com a instalação, ele pretende questionar a comunicação entre artista e público, e a responsabilidade do trabalho nesta comunicação.
Exposições individuais e coletivas recentes
"Mensageiro" (2006)
EDIÇÕES ANTERIORES