Poder para o povo tímido
Fonte: giphy.com
Que o corpo fala, todo mundo já sabe. Mas você sabe fazer seu corpinho falar a seu favor?
A psicóloga social americana Amy Cuddy tem boas notícias para os tímidos: mais do que o já manjado manual para interpretar a linguagem corporal alheia, ela descobriu uma forma de “empoderar” pessoas inseguras em situações clássicas de estresse, tipo entrevista de emprego, discussão de relacionamento e tretas com a família.
Em suas palestras, Cuddy explica que usamos linguagem não verbal 100% do tempo – estamos sempre lendo e emitindo uma porção de informações com o corpo, mesmo que a gente não tenha pensamentos conscientes do tipo “olha, meu amigo está cruzando os braços! Deve estar de saco cheio desse papo aqui.”
Fonte: giphy.com
O mundo animal é um bom exemplo de como o poder corporal funciona. Quando querem se defender, as serpentes najas dilatam o pescoço; já os pavões abrem a cauda feito leques quando é hora de buscar uma fêmea. O que eles (e nós) temos em comum é o ato de alongar e expandir o corpo instintivamente para ocupar mais espaço em um ambiente. É isso mesmo que você está pensando: se esticar um pouco mais pode mudar sua vida.
Fonte: giphy.com
Contando com a ajuda de voluntários desavisados, Cuddy pediu que algumas pessoas passassem meros dois minutos em posições “de poder” típicas de chefes: sentados com pés na mesa e braços cruzados atrás da cabeça; em pé com as pernas ligeiramente afastadas e mãos na cintura estilo Mulher Maravilha; sentados com as pernas mais espalhadas e coluna ereta e por aí vai. O resultado foi que, além de produzir mais testosterona (hormônio da confiança) e ter uma queda de cortisol (hormônio do estresse), os tímidos empoderados se saíram muito melhor em dinâmicas de grupo do que o pessoal que passou dois minutos de corpo encolhido. Sabe aquela história de chorar em posição fetal? Então. Quando menos espaço a gente ocupa, mais retraídos estamos.
Basicamente, nosso organismo reage à postura corporal que escolhemos mesmo que, secretamente, estejamos tremendo feito vara verde. Então, vai a dica para os tímidos: quando for rolar aquele momento da vida que é tipo capítulo final de seriado, não fique curvado conferindo a internet no telefone. Procure o banheiro mais próximo e faça dois minutinhos de posição poderosa escondido na cabine!