Netiqueta emocional: o amor acaba, mas as redes sociais ficam

Netiqueta

Fonte: giphy.com

Término do namoro não é mais o fim da linha. Em tempos de redes sociais, ainda sobra tooooda uma vida online para resolver depois que um romance chega ao fim. Aqui, reunimos dicas para sair tranquilo e favorável de um relacionamento sem gafes e sem desgosto – ou com a menor chance possível de que coisas chatas aconteçam na internet.

Status de relacionamento

Fonte: giphy.com

Antes de clicar ali no “solteiro” e divulgar a novidade para todos os amigos – os seus e os do ex! – respire e espere a poeira baixar. Primeiro, porque relacionamentos têm reviravoltas e seria um mico gratuito ter que trocar o status de volta para “em um relacionamento sério”. Segundo, porque ninguém quer uma chuva de perguntas chatas sobre o que aconteceu. Para virar solteiro no Face sem fazer alarde, uma boa ideia é desativar o status de relacionamento do seu perfil antes de alterá-lo. Quando as coisas estiverem mais definidas, basta reativar o status de relacionamento como público.

Fotos do casal

Fonte: giphy.com

Tá aí uma tarefa árdua: sumir com todas as lembranças digitais do namoro. De novo, a melhor ideia é não se precipitar e sair deletando tudo na hora da raiva. Pelo sim, pelo não, uma boa ideia é criar um backup dessas lembranças. Vai que vocês voltam?

Mesmo que o término seja definitivo, pode ser legal ver as fotos daqui a alguns anos.

Para sumir com fotos de vocês em perfis alheios, basta remover a marcação. Aqui, vale um cuidado especial: não rola tirar a marcação se você não for amigo do sujeito no Face. Todo cuidado é pouco antes de sair deletando geral!

Stalkear não é bom negócio

Fonte: giphy.com

Dos maiores dilemas pós-namoro-na-era-da-internet, um dos mais difíceis é decidir se o melhor é deletar ou não o ex e seus amigos. A chave para tomar essa decisão depende basicamente do quanto você ainda está mal por conta do fim e, principalmente, se você vai resistir à tentação de ficar xeretando os posts dele. Se isso for te fazer sofrer demais e a curiosidade for incontrolável, vale a pena deletá-lo. Antes de deletar os amigos e família do ex, lembre-se que eles não têm culpa do que rolou com vocês e, claro, têm sentimentos. Pondere e delete somente pessoas com quem você romperia a amizade também fora da internet.

Envio de indiretas

Fonte: giphy.com

Mais uma dor de cabeça a se poupar. A tentação de desabafar online é imensa, mas acredite: você vai se contorcer de vergonha disso daqui a um ano, quando chegarem as recordações do Timehop!

Caso o ex esteja enviando indiretas, o melhor é fazer a egípcia e fingir que não é com você. Nunca inventaram pior castigo do que o desprezo.

Bola pra frente

Fonte: giphy.com

Ao invés de ficar passando boletim online sobre como a vida de solteiro é L0K4 e maravilhosa, que tal curtir de verdade os momentos off-line e dar um tempinho na badalação online? Pode apostar que isso vai te fazer muito bem.

Veja também: