Química Empreendedora
Aquele velho ditado "não existe fórmula para o sucesso" está com os dias contados, ao menos de acordo com a escritora e coaching espanhola Deborah Marín, criadora do site Oye Deb.
Com vídeos divertidos e bem didáticos, Deb mostra que a vida do jovem empreendedor não precisa ser um bicho de sete cabeças. Uma de suas teorias é que todo mundo pode encontrar uma fórmula para o sucesso -- que seja só sua! -- a partir de alguns passos simples.
Busque emoção
Assim como um namoro, o trabalho precisa balançar seu coração (pelo menos um pouquinho, vai!). Se você não busca um projeto ou emprego que te mobilize de verdade, vai ficar sempre procurando outras vagas ao invés de crescer na carreira.
Sem atalhos
Também como no amor, a empolgação com um trabalho pode ser fogo de palha. Entre um cargo atraente em uma empresa que não tem nada a ver com o que você quer a médio e longo prazo ou um cargo baixo em um empreendimento que é tudo o que você sonhou, aposte sempre na segunda opção. Aos poucos, você chegará onde quer.
Não minta para si mesmo
Se o seu negócio é trabalhar em casa, de pijama, como pode dar certo um trampo em que o exigido é que você esteja presente o tempo todo, trabalhando em equipe? O oposto também acontece muito: se você não suporta falar com as paredes o dia todo, busque uma vaga em que você possa socializar e colaborar com colegas.
Cada um, cada um
Apesar de defender que a fórmula para o sucesso existe, Deb ensina que ela é como o DNA: cada um tem a sua. Ou seja, o que funciona para um colega pode não funcionar para você. Em outras palavras, antes de procurar um trabalho, responda a estas 7 perguntas-chave:
- Você prefere trabalhar só ou em equipe?
- Se sai melhor seguindo instruções ou dando as instruções?
- Seu trabalho dos sonhos é aquele que muda sempre ou o que exige aprofundamento em assuntos específicos?
- Você quer trabalhar para ser o bam-bam-bam da sua área ou só faz questão de ter uma vida confortável com tempo livre para curtir?
- Prefere ter uma posição de destaque em um projeto ou se sente melhor trabalhando em paz, anonimamente?
- Se o negócio vai bem, sua maior preocupação é mantê-lo como está a longo prazo ou já fica ansioso para conquistar mais e mais vitórias?
- Você tem pressa de atingir seus objetivos ou é mais paciente e não gosta de pular etapas?
Agora, sabendo mais sobre o que você realmente gosta e o que poderia oferecer de melhor em um projeto, fica mais fácil acertar na mosca!