Feminismo também é coisa de homem, rapá!

Feminist

Fonte: giphy.com

A luta pela igualdade de gêneros nunca foi tão discutida na mídia. O feminismo é, por natureza, um movimento que visa dar voz às mulheres. Por isso mesmo, a opinião dos homens sobre as demandas feministas não podem ser o foco das discussões. Apesar disso, os homens podem sim ajudar as mulheres nessa batalha.

Confira aqui um pequeno manual prático de feminismo aplicado a homens – o que fazer e o que não fazer para fortalecer os direitos iguais entre os gêneros.

Violência digital

Fonte: giphy.com

O linchamento virtual é uma triste realidade e é mais comum do que se imagina. Uma das formas mais comuns de linchar uma mulher virtualmente é vazar fotos íntimas. Recebeu alguma foto que está sendo divulgada contra a vontade de uma mulher? Brigue e denuncie. E sabe quando “pegam para cristo” uma garota do seu convívio por ela usar essa ou aquela roupa, ficar com essa ou aquela pessoa? Isso também é violência. Quando atitudes machistas ganham a rede, as vozes contra as meninas se multiplicam. Imagina que coisa enlouquecedora é receber lição de moral de centenas de desconhecidos? A melhor forma proteger uma mulher é não compactuar com atos machistas (fingir que nada está acontecendo não adianta!). Usar o bom senso para ajudar a combater os linchadores virtuais também é apoiar o feminismo.

Fiu-Fiu

Fonte: giphy.com

Flertar é bom e (quase) todo mundo gosta. Praticar assédio é outra coisa muito diferente. Se você está a fim de uma garota, que tal fazer como qualquer pessoa sensata faria? Se apresentar, dizer que se interessou por ela, não intimidar fisicamente o alvo da paquera... Por mais inofensivo que um xaveco rasgado no meio da rua possa parecer, para uma mulher, é sempre assustador. Os homens têm porte físico suficiente para intimidar mulheres, na maioria dos casos. Ser educado e civilizado na paquera é fundamental.

Ofensas machistas

Fonte: giphy.com

Você já se deu conta de como boa parte dos palavrões que as pessoas usam são geralmente relacionados à “honra” de uma mulher? Filho disso, sua mãe é aquilo... Apenas pare!

Existem mil formas de insultar uma pessoa sem precisar ser machista. Pense melhor na próxima, mesmo que esteja de cabeça quente.

Hora da farra

Fonte: giphy.com

Está na balada e viu um cara puxando mulheres pelo braço ou tentando forçar a barra para pegá-las por bem ou por mal? Você pode intervir de várias maneiras para tirar as garotas do sufoco. Vale chamar o cara de canto e avisar que ele está sendo violento, vale proteger a menina dizendo que está com ela e, principalmente, alertar a segurança do local que há uma pessoa cometendo agressões no ambiente que era pra ser divertido para todos.

Ciúmes

Fonte: giphy.com

Ser ciumento nunca é motivo de orgulho. A grande verdade é que ter uma namorada, peguete ou esposa não é tipo comprar uma televisão: pessoas não são propriedades de ninguém.

Infelizmente, é comum que relacionamentos se tornem abusivos quando um cara quer regular a roupa, o batom, as amizades e os lugares que uma mulher frequenta. Lembre-se: essas escolhas são unicamente delas. Qualquer censura nesse sentido é atestado de machismo. Saia dessa!

Hora da faxina

Fonte: giphy.com

Já que o assunto é igualdade, responda sinceramente: você divide as tarefas domésticas de igual para igual com as mulheres da sua casa? Se a resposta for não e o motivo for algo do tipo “mulher tem mais jeito para isso”, é hora de repensar o raciocínio. Uma coisa é vocês dividirem tarefas de acordo com o que cada um da casa consegue fazer com seu tempo livre, a outra é delegar isso a uma mulher... apenas porque é uma mulher.

Tinha que ser mulher!

Fonte: giphy.com

A piadinha clássica é bem humilhante para as garotas. A ciência já provou que homens e mulheres possuem a mesma capacidade intelectual e, portanto, estão aptos para as mesmas atividades que exijam raciocínio.

Em outras palavras: se a ciência provou, quem é o tio do pavê para dizer o contrário? Corte esse tipo de conversa. São esses “pequenos” deslizes que fazem a desigualdade de gêneros ser perpetuada.

Veja também: