Topo

Coluna

Aline Diniz


Conheça Adult Swim, canal dedicado à animações adultas como Rick and Morty

Rick and Morty - Divulgação
Rick and Morty Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

27/04/2020 19h41

O Adult Swim finalmente chegou ao Brasil! Na verdade, finalmente voltou ao Brasil —isso porque ele já foi exibido como faixas de programação em canais como TBS, Cartoon Network e iSat, sempre na madrugada. Agora quem recebe o conteúdo é o canal Warner, que vai exibir quatro propriedades em blocos especiais de segunda a quinta, às 23h45 e aos sábados, à 00h30.

Aqua Teen Hunger Force - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas o que é o Adult Swim?

O canal foi desenvolvido pelo grupo Turner nos anos 2000 exatamente como a faixa de programação noturna do infantil Cartoon Network, trazendo animações experimentais voltadas ao público adulto. A primeira produção original do Adult Swim foi "Space Ghost de Costa a Costa", um programa que misturava animação e live action e emprestava seu personagem principal, Space Ghost, da série homônima criada pelo estúdio Hanna-Barbera nos anos 1960 —assim como seus colegas de palco, Zorak e Moltar, que no original eram vilões, mas aqui chegam como assistentes.

A ideia era trazer o super-herói animado entrevistando celebridades do mundo real em um talk show que imitava os tradicionalíssimos da TV americana como "Tonight Show", "Late Show", entre outros. Exibido no final dos anos 1990, começo dos anos 2000, "Space Ghost de Costa a Costa" buscava exatamente o público que tinha crescido assistindo ao "Space Ghost" original durante os anos 1960 —era a ideia perfeita, o material envelhecendo junto do público.

Frango Robô - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Conforme a faixa televisiva foi se desenvolvendo, novas produções foram aparecendo, todas elas sempre experimentais, sem as amarras que a TV tradicional impunha. Eram, afinal, animações voltadas ao público adulto. Tivemos séries como "Laboratório Submarino 2021", "Harvey, o Advogado", "Aqua Teen Hunger Force", "O Show de Brak", "Black Dynamite", "The Boondocks", "NTSF:SD:SUV::", além das mais recentes "Frango Robô", "Final Space" e, talvez a mais bem sucedida da atualidade, "Rick and Morty".

O Adult Swim como produtor de conteúdo continua inovando ao dar praticamente carta-branca aos seus criadores para desenvolver conteúdo inédito, experimental e inovador. Mesmo depois do estrondoso sucesso de "Rick and Morty" —que se comparado às séries "tradicionais" não passa de números normais— ainda tem muita gente por aí que acredita que conteúdo animado é apenas para crianças. Garanto que criança nenhuma pode assistir a algumas coisas que essas séries mostram.

A nova faixa de programação do Adult Swim, que começa a ser exibida no Warner Channel a partir de 4 maio, vai contar com exibições de "Rick and Morty", "Final Space", "Robot Chicken" e "Aqua Teen Hunger Force" de segunda a quinta, às 23h45, e aos sábados a partir da 0h30.

Aline Diniz