Topo

Coluna

Aline Diniz


Minha mãe indica filmes e séries pra assistir e manter os idosos em casa

Lie to Me, Boneca Russa e The Mentalist - Divulgação
Lie to Me, Boneca Russa e The Mentalist Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

26/03/2020 04h00

Todo mundo está meio sem saber direito o que fazer nesse período de isolamento voluntário em casa, inclusive minha mãe. Maria tem 60 anos, não se considera idosa, mas está seguindo à risca o isolamento e não pisa fora de casa desde 15 de março —apesar de ter me dado um certo trabalho no começo... e em alguns pontos do meio. Enfim, ela segue em isolamento.

Eu não sei merrmão, só sei que a rua está The Walking Dead —The Walking Velho [na verdade]. Fiquei com medo de um velho me morder e eu virar velho.— Frase daquele áudio que todo mundo já recebeu

Eis que recebo o seguinte textão no WhatsApp —e quando começo a ler, percebo que são indicações dela para seus colegas idosos assistirem em casa, enquanto estão em reclusão. Segue, então, as dicas de Maria:

A partir daqui, o texto foi totalmente escrito pela minha mãe, Maria Esmeralda. Eu apenas editei para clareza.

Nestes dias de recolhimento, são inúmeras as informações sobre o que fazer para combater o coronavírus. Muitas relevantes e importantes, outras nem tão relevantes, umas cômicas e outras de humor questionável. Depois de alguns dias atenta a todos os noticiários, acabei me desligando, pois tudo ficou cansativo. Mas não deixo de separar momentos do dia para atualização!

Nunca fui muito adepta aos filmes e séries —muito diferente da minha filha, mas às vezes gosto de me distrair. Mesmo vendo TV, estou sempre fazendo alguma outra coisa, seja meu crochê ou bordado, pois não consigo ficar parada!

Gosto de ver filmes que me relaxem. Prefiro as comédias românticas e dramas com finais felizes. Às vezes gosto de um bom filme de ação, com o galã dando lição de moral no bandido! Tenho certeza que existem mais pessoas como eu e foi para essas pessoas que fiz uma listinha de filmes e séries legais para entreter e distrair:

O Dossiê Pelicano - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Dossiê Pelicano

Filme antigo [de 1993], com Julia Roberts e Denzel Washington. Uma estudante de direito que descobre intrigas e assassinatos envolvendo a Casa Branca e que busca apoio de um jornalista. Ação e um pouco de suspense que envolvem até o fim.

Operação Fronteira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Operação Fronteira

Filme de ação e aventura de 2019, com Ben Affleck e Pedro Pascal, entre outros. No começo, fiquei meio relutante, pois pensei que levaria a muito sangue e violência. Cheguei a sair da sala pois estava me agoniando... não queria ver mais! Mas depois as coisas começaram a tomar um rumo diferente e voltei a sentar-me em frente à TV para ver o desfecho. Muito bom!

Boneca Russa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Boneca Russa

É uma minissérie. E não vi esta semana. Foi há um mês, mais ou menos. Foi recomendação da minha filha, num dos podcasts que ela participou e que eu ouvi. Ela achou que eu não gostaria, pois não se encaixa no meu perfil. Mas gostei por causa da trama e a cada episódio a coisa ficava mais intrigante. Adoro charadas e desafios e esta minissérie é uma charada bacana!

Lie to Me - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lie to Me

Esta é uma série, só tem três temporadas. Acho que não caberia mais temporadas, pois começa a ficar meio repetitivo. Mas o que eu gosto nela é a arrogância do Cal Lightman (Tim Roth) nas suas afirmações sobre o real interesse das pessoas, através da leitura do comportamento. Ele sabe quando a pessoa está mentindo. Irreverente e perspicaz! Queria conhecer alguém assim!

The Mentalist - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

The Mentalist

Série com sete temporadas. Seguindo a linha de "Lie to Me", neste caso [o protagonista] é um especialista em análise do comportamento, Patrick Jane (Simon Baker), que auxilia a CBI (tipo de FBI, mas regional?). Ele também é irreverente, mas descontraído. Às vezes damos gargalhadas com suas atitudes! No decorrer das temporadas, você vai torcendo para que ele e Teresa Lisbon (Robin Tunney) se envolvam.

As temporadas vão seguindo como uma novela, com continuidade na história das personagens, apesar de cada episódio ter começo, meio e fim. O final da última temporada foi frustrante pra mim. Deixou a desejar, pois eles enrolaram seis temporadas para terminar tudo tão impessoal e abrupto (sem spoiler!).

Aline Diniz