Lady Gaga lança novo álbum 'Chromatica' com direito a Elton John e K-Pop
Lady Gaga lançou hoje seu sexto álbum de estúdio, "Chromatica". Retornando a sonoridade pop dançante que a fez famosa, a cantora já tinha lançado dois singles do novo trabalho: "Stupid Love", que atingiu o quinto lugar nas paradas dos EUA, e "Rain On Me", lançada na última semana e que promete chegar ao topo dos charts na próxima semana —a faixa foi a maior estreia internacional da história do Spotify Brasil.
O álbum tinha previsão de lançamento para abril, mas foi adiado em quase dois meses por conta do avanço do novo coronavírus. Nesse meio tempo, Gaga se engajou em campanhas ao lado da OMS (Organização Mundial da Saúde) para arrecadar fundos para os afetados pela pandemia.
Confira a tracklist completa do disco:
- Chromatica I
- Alice
- Stupid Love
- Rain On Me (feat. Ariana Grande)
- Free Woman
- Fun Tonight
- Chromatica II
- 911
- Plastic Doll
- Sour Candy (feat. BLACKPINK)
- Enigma
- Replay
- Chromatica III
- Sine From Above (feat. Elton John)
- 1000 Doves
- Babylon
Salvando o pop
Depois de sua guinada ao country em músicas como "Million Reasons" e "Shallow", Lady Gaga voltará a apostar no pop dançante que a fez famosa. A cantora trabalhou em "Stupid Love" ao lado do produtor BloodPop, que já colaborou com Madonna e Justin Bieber, e ainda terá Max Martin como produtor de outras faixas do disco.
Max é conhecido como um dos maiores compositores de hits dos últimos 20 anos, tendo sido responsável por sucessos como "Baby One More Time", de Britney Spears, e "Teenage Dream", de Katy Perry.
Outro compositor confirmado é Ryan Tedder, que já trabalhou com nomes como Adele e Beyoncé.
Feliz em fazer parte deste álbum. Um desejo antigo se realizando
Ryan Tedder, no Instagram
Parcerias estreladas
As tradicionais parcerias não poderiam ficar de fora, né? "Chromatica" reúne artistas de nichos muito diferentes e que podem ser de muita ajuda para que Gaga atinja públicos distintos. A parceria com Ariana Grande em "Rain On Me" deixou os little monsters alvoroçados ao verem duas das maiores divas pop contemporâneas reunidas.
Visando a força dos fãs de k-pop, que sempre garantem recordes aos artistas coreanos, Gaga também apostou em "Sour Candy", ao lado das meninas do grupo BLACKPINK. Por fim mas não menos importante, a cantora se uniu a um de seus maiores ídolos, Elton John, na faixa "Sine From Above".
Fãs em polvorosa
Músicas para dançar e chorar
Em entrevista à revista "Paper", a cantora contou que "Chromatica" é como uma "válvula de escape" para a dor física da fibromialgia e a depressão.
"Em muitos dias, eu não conseguia sair do sofá, porque estava com dor no corpo todo", contou. O produtor Bloodpop, que ela define como o "centro" do seu novo álbum, a ajudou nestes momentos: "Ele dizia: 'Vamos lá. Vamos fazer música'".
Eu ficava chorando ou desabafando sobre algo que tinha acontecido, minha dor, minha depressão. Eu começava o dia mal, mas até o fim dele estava dançando e olhando no espelho, praticando a coreografia. Todo dia foi uma experiência iluminadora
Em entrevista ao radialista Zane Lowe, Gaga explicou que a maioria das canções do novo álbum têm uma pegada dançante.
Acho que a melhor maneira de descrever o disco é que coloquei todo o meu coração ali, minha dor, as mensagens que recebi. São músicas que acredito serem divertidas e enérgicas. Quero que as pessoas dancem e se sintam felizes
Conversando com Ariana Grande logo após o lançamento de "Rain On Me", Gaga também falou sobre transformar a dor que viveu em poesia. "Conheci uma mulher que passou pela mesma dor que eu. Ela se tornou uma irmã", se derreteu Ariana. "Amo sua força e sua amizade", completou Gaga.
Mais do que música
Gaga já tem até uma loja aberta com produtos oficiais de Chromatica. Foi divulgado o link para venda de moletons, cuecas, calcinhas, meias e canecas personalizadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.