Topo

Lady Gaga lança novo álbum 'Chromatica' com direito a Elton John e K-Pop

Lady Gaga lança seu novo álbum, "Chromatica" - Divulgação
Lady Gaga lança seu novo álbum, 'Chromatica' Imagem: Divulgação

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

29/05/2020 04h00

Lady Gaga lançou hoje seu sexto álbum de estúdio, "Chromatica". Retornando a sonoridade pop dançante que a fez famosa, a cantora já tinha lançado dois singles do novo trabalho: "Stupid Love", que atingiu o quinto lugar nas paradas dos EUA, e "Rain On Me", lançada na última semana e que promete chegar ao topo dos charts na próxima semana —a faixa foi a maior estreia internacional da história do Spotify Brasil.

O álbum tinha previsão de lançamento para abril, mas foi adiado em quase dois meses por conta do avanço do novo coronavírus. Nesse meio tempo, Gaga se engajou em campanhas ao lado da OMS (Organização Mundial da Saúde) para arrecadar fundos para os afetados pela pandemia.

#Chromatica ?? 2020

A post shared by Lady Gaga (@ladygaga) on

Confira a tracklist completa do disco:

  1. Chromatica I
  2. Alice
  3. Stupid Love
  4. Rain On Me (feat. Ariana Grande)
  5. Free Woman
  6. Fun Tonight
  7. Chromatica II
  8. 911
  9. Plastic Doll
  10. Sour Candy (feat. BLACKPINK)
  11. Enigma
  12. Replay
  13. Chromatica III
  14. Sine From Above (feat. Elton John)
  15. 1000 Doves
  16. Babylon

Salvando o pop

Depois de sua guinada ao country em músicas como "Million Reasons" e "Shallow", Lady Gaga voltará a apostar no pop dançante que a fez famosa. A cantora trabalhou em "Stupid Love" ao lado do produtor BloodPop, que já colaborou com Madonna e Justin Bieber, e ainda terá Max Martin como produtor de outras faixas do disco.

Max é conhecido como um dos maiores compositores de hits dos últimos 20 anos, tendo sido responsável por sucessos como "Baby One More Time", de Britney Spears, e "Teenage Dream", de Katy Perry.

Outro compositor confirmado é Ryan Tedder, que já trabalhou com nomes como Adele e Beyoncé.

Feliz em fazer parte deste álbum. Um desejo antigo se realizando

Ryan Tedder, no Instagram

Parcerias estreladas

As tradicionais parcerias não poderiam ficar de fora, né? "Chromatica" reúne artistas de nichos muito diferentes e que podem ser de muita ajuda para que Gaga atinja públicos distintos. A parceria com Ariana Grande em "Rain On Me" deixou os little monsters alvoroçados ao verem duas das maiores divas pop contemporâneas reunidas.

Visando a força dos fãs de k-pop, que sempre garantem recordes aos artistas coreanos, Gaga também apostou em "Sour Candy", ao lado das meninas do grupo BLACKPINK. Por fim mas não menos importante, a cantora se uniu a um de seus maiores ídolos, Elton John, na faixa "Sine From Above".

Fãs em polvorosa

Antes mesmo do lançamento do disco, os fãs de Gaga já ficaram na expectativa da chegada do "Chromatica". Animados com as faixas já lançadas, os little monsters aprovaram e muito o retorno da diva ao pop e prometeram uma verdadeira chuva de streams para o álbum, garantindo que ele consiga boas posições nas paradas mundo afora.

Músicas para dançar e chorar

Em entrevista à revista "Paper", a cantora contou que "Chromatica" é como uma "válvula de escape" para a dor física da fibromialgia e a depressão.

"Em muitos dias, eu não conseguia sair do sofá, porque estava com dor no corpo todo", contou. O produtor Bloodpop, que ela define como o "centro" do seu novo álbum, a ajudou nestes momentos: "Ele dizia: 'Vamos lá. Vamos fazer música'".

Eu ficava chorando ou desabafando sobre algo que tinha acontecido, minha dor, minha depressão. Eu começava o dia mal, mas até o fim dele estava dançando e olhando no espelho, praticando a coreografia. Todo dia foi uma experiência iluminadora

Em entrevista ao radialista Zane Lowe, Gaga explicou que a maioria das canções do novo álbum têm uma pegada dançante.

Acho que a melhor maneira de descrever o disco é que coloquei todo o meu coração ali, minha dor, as mensagens que recebi. São músicas que acredito serem divertidas e enérgicas. Quero que as pessoas dancem e se sintam felizes

Conversando com Ariana Grande logo após o lançamento de "Rain On Me", Gaga também falou sobre transformar a dor que viveu em poesia. "Conheci uma mulher que passou pela mesma dor que eu. Ela se tornou uma irmã", se derreteu Ariana. "Amo sua força e sua amizade", completou Gaga.

Mais do que música

Gaga já tem até uma loja aberta com produtos oficiais de Chromatica. Foi divulgado o link para venda de moletons, cuecas, calcinhas, meias e canecas personalizadas.