Topo

Universo Marvel: Os heróis esquecidos (por enquanto) nas Fases 4 e 5 do estúdio

Paul Rudd como Homem-Formiga - Reprodução
Paul Rudd como Homem-Formiga Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

04/08/2019 04h00

A Marvel Studios preparou uma avalanche de novidades na San Diego Comic-Con, como o anúncio oficial de Os Eternos, Shang-Chi e Blade, além das sequências de Doutor Estranho e Thor, e a data oficial do filme solo da Viúva Negra.

Enquanto a Marvel espera a D23 para contar mais segredos do estúdio, saiba quais heróis ficaram de fora por enquanto das Fases 4 e 5 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Homem-Aranha

Tom Holland  e Marisa Tomei em cena de Homem-Aranha: Longe de Casa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Peter Parker não vai aparecer na Fase 4 e Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, não falou nada sobre o herói voltar nos anos seguintes. Longe de Casa foi o primeiro filme do personagem a fazer mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias, e seu final deu a entender que uma sequência é inevitável.

Pela popularidade do herói e os excelentes números nas bilheterias, é muito provável que Tom Holland volte aos cinemas como o Cabeça de Teia na Fase 5. Além do mais, o próximo filme da franquia deverá ser anunciado pela Sony Pictures, que tem os direitos sobre o personagem nos cinemas.

Vingadores

Cena de Vingadores: Ultimato - Divulgação - Divulgação
Cena de Vingadores: Ultimato
Imagem: Divulgação

Vingadores: Ultimato encerrou a Saga do Infinito, e parece que o grupo de heróis está dissolvido após a morte de Viúva Negra e Homem de Ferro.

Os integrantes restantes estão cada um na sua. Falcão e o Soldado Invernal terão uma série em conjunto para a Disney+ no próximo ano. Mesma situação com o Gavião Arqueiro, que terá a ajuda de Kate Bishop, enquanto a Feiticeira Escarlate vai ganhar um projeto ainda misterioso com o Visão.

Ainda não houve menção por parte do estúdio a Vingadores Sombrios, Jovens Vingadores ou até uma união entre Vingadores e X-Men.

Feige disse que a Fase 4 é sobre "começos, aprender coisas sobre personagens que você acha que conhece, descobrir novos heróis e ir lugares diferentes", mas não descartou que mais para frente teremos outro filme dos Vingadores.

Nova

O herói Nova, da Marvel - Reprodução - Reprodução
O herói Nova, da Marvel
Imagem: Reprodução

"Nós amamos Nova, seria muito legal!", disse Kevin Feige em junho sobre um possível filme do herói que teria "potencial imediato". Mas não foi ainda desta vez. O presidente da Marvel Studios não falou nada sobre a estreia do herói no MCU durante a San Diego Comic-Con, então com certeza ele não estará na Fase 4.

O que resta esperar é que Nova chegue para a Fase 5, ainda mais com a sua ligação com os Guardiões da Galáxia. Os roteiristas de Vingadores, Christopher Markus e Stephen McFeely, já revelaram que o herói foi considerado tanto para Guerra Infinita quanto para Ultimato, mas que no final não usaram o personagem.

Nova foi criado em 1976 por Marv Wolfman e John Romita Sr. como um herói que faz parte de uma tropa de policiais espaciais. Seu principal poder vem da Força Nova, uma energia que garante habilidades sobre-humanas, como super-força, velocidade e durabilidade. O herói ainda conseguir regenerar, manipular e projetar a energia em seu estado bruto.

Homem-Formiga 3

Paul Rudd como Scott Lang ao lado da filha do personagem em cena de "Homem-Formiga e a Vespa" - Marvel Studios - Marvel Studios
Scott Lang (Paul Rudd) ao lado da filha em cena de Homem-Formiga e a Vespa
Imagem: Marvel Studios

Mesmo não dando mais detalhes, Feige anunciou que as sequências de Pantera Negra, Capitã Marvel e Guardiões da Galáxia estão em desenvolvimento. Mas e o Homem-Formiga?

O herói, um dos principais responsáveis por salvar os Vingadores em Ultimato, foi deixado de escanteio e nem o ator Paul Rudd sabe do seu futuro no MCU. "Vocês precisam ligar para os executivos e fazer uma campanha para acontecer", disse o ator sobre o terceiro capítulo da franquia.

A Marvel poderia explorar com mais propriedade o Reino Quântico -- já que temos uma ideia de como funciona --, além de trazer a agora adolescente Cassie Lang (filha do herói) para seguir os passos do pai e expandir ainda mais o Universo Marvel.

Namor

Namor, herói da Marvel - Reprodução - Reprodução
Namor, herói da Marvel
Imagem: Reprodução

Aquaman fez fortuna com a DC, mas a Marvel ainda vai demorar para apresentar seu rei de Atlântida. Mesmo com uma suposta referência ao personagem em Ultimato (quando Okoye fala sobre um terremoto debaixo d'água), ainda não é a vez de o herói estrear nas telonas.

É possível que Namor seja introduzido de uma vez no MCU em Pantera Negra 2. Nos quadrinhos, ele foi responsável por criar uma a rivalidade entre Wakanda e Atlântida após perder o controle de seus poderes e destruir a nação de T'Challa.

Adam Warlock

Adam Warlock, da Marvel - Reprodução - Reprodução
Adam Warlock, da Marvel
Imagem: Reprodução

Ele está chegando -- mas não por agora. Adam Warlock foi apresentado de forma rápida em Guardiões da Galáxia Vol. 2. A ideia era que ele já tivesse um papel importante no filme, mas o diretor James Gunn explicou que ele foi excluído do roteiro final.

Adam é um dos nomes mais importantes do universo cósmico da Marvel, nascido a partir de uma experiência para criar o humano perfeito. A jornada dele é longa nos quadrinhos, se rebelando contra seus criadores e até sendo considerado uma espécie de "Jesus Cristo" por renascer como uma figura poderosa.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve ficar apenas para a Fase 5 do MCU, quando provavelmente Adam será apresentado como ele merece no cinema. Os fãs só terão que esperar mais um pouco.

X-Men e Quarteto Fantástico

Quadrinhos dos X-Men - Reprodução - Reprodução
Quadrinhos dos X-Men
Imagem: Reprodução

Feige disse que a Marvel Studios está desenvolvendo projetos para Quarteto Fantástico e os X-Men, mas não entrou em mais detalhes. Como a Fase 4 já está fechada, é provável que os personagens recém-adquiridos pela Disney possam aparecer na próxima fase.

Ainda assim, não sabemos nada sobre os projetos: quais personagens ganharão espaço, qual será o elenco, a trama e como encaixá-los no MCU. Por enquanto, os fãs podem apenas especular o que será do futuro dos heróis no cinema.