Topo

Oscar 2019 sem apresentador? O que sabemos sobre a cerimônia deste ano

Estatuetas do Oscar nos bastidores da 89ª edição da premiação, em 26 de fevereiro de 2017 - Christopher Polk/Getty Images
Estatuetas do Oscar nos bastidores da 89ª edição da premiação, em 26 de fevereiro de 2017
Imagem: Christopher Polk/Getty Images

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

08/01/2019 16h05

O Oscar 2019 divulgará seus indicados em duas semanas, mas até agora o anúncio mais esperado é de quem será o apresentador da cerimônia. Um mês depois de Kevin Hart oficializar sua saídaapós uma polêmica com tuítes homofóbicos, o posto continua sem um ocupante.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se mantém em silêncio sobre o assunto, enquanto o comediante avalia reconsiderar o convite. Em seu programa de rádio transmitido ao vivo na noite de segunda-feira (7), Kevin Hart pediu desculpas à comunidade LGBT em um possível aceno à Academia.

Cadê o apresentador?

Kevin Hart - Reprodução - Reprodução
O comediante Kevin Hart foi anunciado como apresentador e demitido dois dias depois
Imagem: Reprodução

Seja quem for o apresentador da 91ª edição do Oscar, o anúncio nunca foi feito tão perto da cerimônia como em 2019. Até então, a escolha mais demorada havia sido divulgada em 7 de janeiro de 2002, quando Whoopi Goldberg foi escolhida. Naquele ano, porém, a cerimônia aconteceu em 24 de março, dando quase três meses de tempo de preparação para a atriz. Neste ano, falta apenas um mês e meio para a cerimônia, que acontece em 24 de fevereiro.

Quando saberemos os indicados?

Os indicados serão anunciados em duas semanas, no dia 22 de janeiro. São 24 categorias e cinco indicações em cada uma delas, com exceção da principal, de melhor filme, que pode contar com até dez títulos diferentes.

Quem tem mais chances?

Glenn Close - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Glenn Close fica surpresa por vencer como melhor atriz no Globo de Ouro 2019
Imagem: Reprodução/Twitter

As apostas sobre os queridinhos da temporada seguem aquecidas, principalmente após o Globo de Ouro. A cinebiografia do Queen "Bohemian Rhapsody" ganha força depois de surpreender na primeira grande premiação da temporada e sair com a principal estatueta da noite e o prêmio de melhor ator para o Freddie Mercury de Rami Malek.

Lady Gaga, apontada como forte concorrente a melhor atriz por "Nasce Uma Estrela", perde seu favoritismo para Glenn Close, atriz veterana seis vezes indicada ao Oscar e premiada no Globo de Ouro por seu papel em "A Esposa".

Ainda inédito no Brasil, "Green Book: O Guia" também aparece como forte candidato depois de levar três estatuetas na primeira premiação da temporada, com destaque para Mahershala Ali - que já levou um Oscar de melhor ator coadjuvante em 2017 por "Moonlight".

Vai ter uma categoria de filme popular?

Em 2019, não. A Academia chegou a anunciar que a novidade seria introduzida neste ano, mas voltou atrás e só deve adotar a categoria "filme popular do ano" a partir de 2020, junto com outras mudanças, como a alteração da data da cerimônia para o início de fevereiro, mais perto das outras premiações de cinema.

A Netflix estará mais uma vez no Oscar?

Roma - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Cena do filme "Roma", de Alfonso Cuarón, forte concorrente ao Oscar 2019
Imagem: Divulgação/Netflix

É muito provável que sim, e - possivelmente - sairá vencedora. O filme "Roma", de Alfonso Cuarón, já levou dois importantes prêmios no Globo de Ouro: melhor diretor e melhor filme estrangeiro. E está elegível à mesma categoria para a 91ª edição do Oscar.

É difícil ignorar o filme de Alfonso Cuarón, que também levou o Leão de Ouro em Veneza, totalizando 101 estatuetas em outros festivais pelo mundo, segundo dados do IMDb. Até então vista por alguns membros votantes como inimiga do cinema tradicional, a Netflix se esforçou para levar o título aos cinemas no mundo todo (no Brasil "Roma" chegou a ser exibido gratuitamente), e deu tratamento semelhante a "Bird Box" (de Susanne Bier) e "The Ballad of Buster Scruggs" (dos irmãos Coen).

Onde assistir?

No Brasil, a cerimônia é exibida ao vivo pelo canal pago TNT. A Globo também segue a tradição de exibir o Oscar, mas nem sempre a transmissão é ao vivo. O canal pago E! também faz uma longa transmissão da chegada das estrelas no tapete vermelho. O Oscar 2019 acontece em 24 de fevereiro às 22h.