UOL Entretenimento 29º Bienal de Arte
 
Samuel Beckett Ver Perfil

1906-1989 | Irlanda

Escritor e dramaturgo, Samuel Beckett engajou em sua obra uma severa crítica à modernidade, centrada nos domínios da razão, da linguagem e do intelecto. Suas novelas, peças e poemas não utilizam o vocabulário para transmitir conceitos ou contar histórias, mas dedicam-se a fazer emergir uma dimensão autônoma e corporal da escrita e da fala. Granhou o Prêmio Nobel da Literatura, em 1969. A 29ªBienal mostra o vídeo "Not I", versão de peça homônima.

Veja a obra do artista na Bienal
Sandra Gamarra Ver Perfil

1972 | Peru

Em 2002, Sandra Gamarra concebeu o LiMac, instituição fictícia que deveria responder à ausência, até então, de um museu de arte contemporânea em Lima. O LiMac tem site, identidade visual e projeto arquitetônico, mas não tem sede nem orçamento. Sua coleção inclui pinturas da artista que reproduzem, em ampliações de imagens de catálogos, obras que ela desejaria adquirir. Em SP, Gamarra realiza o encontro de seu museu imaginário com o projeto da 29ª Bienal.

Veja a obra do artista na Bienal
Sara Ramo Ver Perfil

1975 | Espanha/Brasil

Em sua obra, Sara Ramo parte de elementos dados, convencionais, a fim de promover mundos imaginários, onde a desordem, o suspense e a dúvida podem imperar. Sua obra usa como suporte a fotografia e o vídeo, em especial. A artista vive e trabalha em Belo Horizonte.

Simon Fujiwara Ver Perfil

1982 | Japão

Na Bienal o artista mostra obra construída a partir da biblioteca herdada do professor e "eroticista" Theodor Grünberg -- mais de mil livros, diários de poesia, discos de vinil, recortes de jornal e cartões-postais. Simon Fujiwara lançou-se em pesquisa na qual encontrou respelhamentos e bifucações interessantes a sua prática de recombinar documentos e ficções.

Veja a obra do artista na Bienal
Sophie Ristelhueber Ver Perfil

1949 | França

Ristelhueber acompanha os noticiários que informam sobre conflitos e guerras internacionais, reúne recortes de jornais e reflete sobre cada contexto de luta antes de se deslocar até ele. Sua obsessão, retratada em sua obra, são os indícios, cicatrizes e erosões que conectam a destruição recente com a temporalidade do território.Trabalha também em sua obra com fotografia.

Veja a obra do artista na Bienal
Steve McQueen Ver Perfil

1969 | EUA

Os filmes e vídeos de Steve McQueen não narram fatos definidos, subvertendo o ritmo esperado e forçando uma aderência mais demorada da obra pelo espectador. Venceu prêmios importantes como o Turner e o Caméra d'Or, do Festival de Cannes.

Veja a obra do artista na Bienal
Sue Tompkins Ver Perfil

1971 | Leighton Buzzard | Inglaterra

As obras de Sue Tompkins compreendem colagens e esculturas formadas a partir de páginas de revistas de moda e assemblages com objetos inusitados e apontamentos escritos. As relações idiossincráticas que promove entre as diferentes categorias de objetos geram com frequência performances colaborativas, além de instalações e curtas-metragens.

Veja a obra do artista na Bienal
Superstudio Ver Perfil

1966 | Florença | Itália

Composto por jovens arquitetos e designers, o escritório compilou e radicalizou os debates acerca da arquitetura moderna por meio da criação de vídeos, desenhos, fotocolagens e instalações.

Veja a obra do artista na Bienal
Susan Philipsz Ver Perfil

1965 | Glasgow | Escócia

Susan Philipsz desenvolve uma abordagem única do som, entendido como uma parcela própria da configuração dos espaços. Quase integralmente camufladas, as instalações sonoras de Philipsz combinam suavidade, fluidez e vibração para criar uma atmosfera enigmática e atrair a atenção do público.

Veja a obra do artista na Bienal
Tacita Dean Ver Perfil

1965 | Canterbury | Inglaterra

Tacita Dean tem formação em pintura, mas seu trabalho alcança o desenho, os objetos e um amplo experimento audiovisual, marcadamente em 16mm. Através da expressividade e do deslocamento temporal garantidos pela mídia analógica, lançando mão de câmeras fixas e poucos cortes, a artista comparte pontos de vista. Em 1998 foi indicada ao Turner Prize.

Veja a obra do artista na Bienal
Tamar Guimarães Ver Perfil

1967 | Brasil

A artista mineira vive e trabalha na Dinamarca. Sua obra é marcada pela manipulação de objetos encontrados, documentos e narrativas. O seu projeto para a Bienal é feito a partir de filmagens em 16 mm na Casa das Canoas, residência projetada em 1951 por Oscar Niemeyer para si próprio.

Tatiana Blass Ver Perfil

1979 | São Paulo | Brasil

Desde que começou a expor pinturas, esculturas e instalações, no final dos anos 1990, Tatiana Blass problematiza a noção de espetáculo. A artista nascida em São Paulo vive atualmente nos EUA.

Obras na Bienal Veja a obra do artista na Bienal
Tatiana Trouvé Ver Perfil

1968 | Cosenza | Itália

O trabalho de Tatiana Trouvé distingue-se por suas intervenções e construções arquitetônicas e escultóricas que exploram, confundem e invertem, material e psicologicamente, interior e exterior, ou movimento e estática.

Veja a obra do artista na Bienal
Tobias Putrih Ver Perfil

1972 | Kranj | Eslovênia

A confluência de referências nas obras de Tobias Putrih faz com que elas evoquem alguma memória da modernidade do século 20, seja pela alusão aos projetos construtivistas e às estruturas efêmeras da década de 1960, seja pelo contraste com a geometria pura.

Veja a obra do artista na Bienal
UNStudio Ver Perfil

1999 | Amsterdã | Holanda

UNStudio é um escritório especializado em projetos arquitetônicos e de desenho urbano. Tem-se consolidado como um escritório especialmente expressivo e experimental, interessado em espaços provocadores e programas abertos, particularmente nos seus projetos de pequena escala. Nestes projetos, a modelagem de volumes e superfícies são diferenciais.

Veja a obra do artista na Bienal

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias

Hospedagem: UOL Host