UOL Entretenimento 29º Bienal de Arte
 
M. Dardot e Fabio Morais Ver Perfil

1973 / 1975 | Brasil

O livro é tema e matéria para as obras de Marilá Dardot e Fabio Moraes. As relações entre a palavra e a imagem, e as experimentações conceituais entre o livro e as artes visuais reúnem os dois artistas na realização de trabalhos em parceria.

Veja a obra do artista na Bienal
Manfred Pernice Ver Perfil

1963 | Alemanha

Os objetos de Manfred Pernice oscilam entre a mais íntima identificação e o estranhamento frio e distante. Sua obra se caracteriza pelo uso de forma recorrentes, como o cubo, o cilindro, o contêiner, e também de ícones populares, como embalagens de produtos e adesivos de sinalização. Participou de mostras como a Bienal de Veneza, em 2003, e a Documenta de Kassel, em 2002.

Veja a obra do artista na Bienal
Manon de Boer Ver Perfil

1966 | Índia

O trabalho da artista indiana se concentra no ato de recordar o passado e nas formas de tradução e materialização, verbais ou performáticas, dessa rememorização.

Veja a obra do artista na Bienal
Marcelo Silveira Ver Perfil

1962 | Brasil

O artista brasileiro Marcelo Silveira, em seu trabalho mais recente, tem-se dedicado à construção de objetos, esculturas e instalações feitas de cajatinga, madeira de árvore encontrada, muitas vezes já tombada, no entorno de Gravatá, cidade no Agreste de Pernambuco, onde nasceu e passou a infância.

Veja a obra do artista na Bienal
Marcius Galan Ver Perfil

1972 | EUA

O artistas norte-americano vive e trabalha no Brasil. Sua obra trabalha com a escultura, além de noções de geometria e espaço.

Veja a obra do artista na Bienal
Maria Lusitano Santos Ver Perfil

1971 | Portugal

A artista portuguesa faz filmes-ensaio em que cria suas próprias versões para os eventos passados mesclando formas discursivas, fontes e referências diversas; rompendo hierarquias de fala e propondo novos protagonismos.

Maria Thereza Alves Ver Perfil

1961 | São Paulo | Brasil

Maria Thereza Alves dedica sua produção artística a formas de conhecimento que, combinando arte e ciência, visam promover mudanças em contextos sociais minoritários. Paulistana, a artista estudou arte em Nova York e ajudou a fundar o Partido Verde (PV).

Veja a obra do artista na Bienal
Mário Garcia Torres Ver Perfil

1975 | México

Em sua obra, o artista mexicano recontextualiza narrativas esquecidas ou negligenciadas relacionadas à arte como estratégia para examinar a historiografia da arte e para desafiar e ampliar o significado de um único evento.

Veja a obra do artista na Bienal
Marta Minujín Ver Perfil

1943 | Buenos Aires | Argentina

Minujín é uma das artistas representantes dos happenings na Argentina, tendo canalizado para a sua ação criativa o ímpeto destrutivista que, para ela, caracterizava os anos 1960 na América Latina. Já participou das bienais de Veneza, São Paulo e Sydney.

Veja a obra do artista na Bienal
Mateo López Ver Perfil

1978 | Colômbia

O artista colombiano toma emprestados os códigos da arquitetura e do desenho industrial e faz deles instrumentos de apontamento sobre a passagem do tempo e a formulação de ideias.

Matheus Rocha Pitta Ver Perfil

1980 | Tiradentes | Brasil

Os enigmas escondidos em cantos ocultos das cidades atraem a atenção do mineiro Matheus Rocha Pitta. O artista focaliza o socialmente marginal e, enaltecendo sua plasticidade, dá-lhe novo apreço. Trabalha com fotografia.

Veja a obra do artista na Bienal
Miguel Angel Rojas Ver Perfil

1946 | Colômbia

Desde a década de 1960, o artista colombiano trabalha com gravuras e fotografias que mostram parte do universo gay da capital colombiana, a cidade de Bogotá. Em seus registros estão ambientes velados, submundos.

Veja a obra do artista na Bienal
Miguel Rio Branco Ver Perfil

1946 | Espanha

O artista plástico e fotógrafo espanhol vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sua obra está ligada a imagens da realidade e da vivência em lugares degradados. Estudou fotografia em Nova York e desenho no Rio de Janeiro. Também trabalha com vídeo e instalação.

Milton Machado Ver Perfil

1947 | Brasil

O artista e professor carioca é formado em arquitetura. Em sua obra, Machado escolheu trabalhar como "arquiteto sem medidas", propositor de desenhos sem finalidade prática, de projetos impossíveis, mas não improváveis.

Mira Schendel Ver Perfil

1919-1988 | Suíça

Mira Schendel migrou da Europa para o Brasil depois da Segunda Guerra. Entre os anos 1950 e 1980, desenhou profusamente sua relação íntima e solitária com a escrita. A linguagem em estado selvagem é matéria de sua obra. Durante a vida, a artista fez mais de 2 mil monotipias sobre papel-arroz japonês.

Veja a obra do artista na Bienal
Monir Shahroudi Ver Perfil

1924 | Irã

A artista iraniana concebe esculturas, desenhos e pinturas com intrincadas e rigorosas, mas leves estruturas geométricas. Desde os anos 1960, a artista utiliza a técnica da "pintura de vidro reversa", cujo resultado final exposto é a parte lisa do vidro, através do qual a pintura é olhada.

Veja a obra do artista na Bienal
Moshekwa Langa Ver Perfil

1975 | África do Sul

O artista sul-africano vive e Trabalha em Amsterdã, na Holanda. O trabalho de Moshekwa Langa acumula modos de pensar, percepções e objetos que refletem, além da história pessoal, seu envolvimento em questões como política, arte e cultura.

Veja a obra do artista na Bienal
Nan Goldin Ver Perfil

1953 | EUA

Desde a década de 1970, Nan Goldin vem construindo com fotografias um diário da sua vida pessoal. Sua obra se caracteriza por fotos de amigos e conhecidos, realizadas com proximidade, sem aviso ou preparação. Documentam cenas e fisionomias da noite, o convívio com o punk, o feminismo, a sexualidade, a dependência química ou o HIV.

Veja a obra do artista na Bienal
Nancy Spero Ver Perfil

1926 - 2009 | EUA

Formada em artes visuais no final da década de 1940, Nancy Spero procurou em sua obra conectar a prática de desenho e pintura com sua revolta contra os abusos do poder, tanto em conflitos geopolíticos como em situações domésticas.

Veja a obra do artista na Bienal
Nástio Mosquito Ver Perfil

1981 | Angola

O trabalho de Nástio Mosquito se vale da música, da performance, do vídeo ou mesmo do que ainda não tem classificação certa, a fim de traduzir a condição de viver em um país em construção após um período de guerra.

Veja a obra do artista na Bienal
Nelson Leirner Ver Perfil

1932 | Brasil

O artista brasileiro tem como característica de sua obra o progressivo desmanche de categorias de catalogação instituídas, seja no âmbito estético, social ou econômico. O artista -- que trabalha em sua obra com com pintura, desenho, instalação, performance -- foi um dos fundados do Grupo Rex na década de 60. Também já atuou como professor e dirigiu filmes em câmeras Super-8.

Veja a obra do artista na Bienal
Nnenna Okore Ver Perfil

1975 | Austrália

O fundamento do trabalho da artista australiana é sua vida cotidiana. Ela parte de objetos que encontra, desde jornais e revistas até tecidos variados, e neles executa diferentes procedimentos como colagem, costura, bordado ou tingimento, deformando-os para remoldá-los.

Veja a obra do artista na Bienal
NS Harsha Ver Perfil

1969 | Índia

NS Harsha recorre à tradição da pintura miniaturista indiana, cujos personagens e narrativas em geral revelam modelos específicos de estratificação social, e a transpõe, através de estratégias de repetição dos motivos em miniatura, para a pintura muralista monumental.

Veja a obra do artista na Bienal
Nuno Ramos Ver Perfil

1960 | Brasil

O artista paulistano é responsável pela instalação que ocupa o vão central do Pavilhão da Bienal. As construções de Nuno Ramos mesclam euforia e tristeza, usando para isso citações provenientes da música, da literatura, das artes plásticas e do cinema. No início da década de 80 fundou o ateliê Casa 7, com Paulo Monteiro, Rodrigo Andrade, Carlito Carvalhosa e Fábio Miguez. Participou de diversas edições da Bienal de São Paulo.

Veja a obra do artista na Bienal
Oscar Bony Ver Perfil

1941-2002 | Argentina

Oscar Bony é um nome paradigmático da arte experimental e conceitual argentina nos anos 1960 e 1970, e da geração ligada ao Instituto Torcuato Di Tella. Não linear e eclética, sua pesquisa artística materializa-se diferentemente em pintura, vídeo, filme, objetos, happenings, instalação e fotografia.

Veja a obra do artista na Bienal
Oswaldo Goeldi Ver Perfil

1895-1961 | Brasil

O gravurista viveu e trabalhou no Rio. Em suas obras há pouco espaço para o encontro e não há sinais de vida partilhada ou pública. Suas gravuras refletem um silêncio perturbador. Também trabalhou com desenho, ilustração e deu aulas.

Otobong Nkanga Ver Perfil

1974 | Nigéria

A artista nigeriana utiliza-se de mídias que passam pela fotografia, pelo desenho e pelo uso de seu próprio corpo como suporte através do qual pode colocar em evidência memórias de desigualdades e injustiças sociais. Otobong Nkanga vive e trabalha em Paris.

Veja a obra do artista na Bienal
Otolith Group Ver Perfil

2000 | Inglaterra

O coletivo britânico foi fundado em 2000 e sua obra se caracteriza pelo trabalho com vídeo. O grupo foi iniciado pelos artistas Anjalika Sagar e Kodwo Eshun.

Veja a obra do artista na Bienal

Fonte: 29ª Bienal de SP

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias

Hospedagem: UOL Host