Topo

Cinemas na China começam a reabrir e terão até Harry Potter na programação

17.janeiro.2010 - Espectadores chineses assistem a uma versão em 3D do filme "Avatar"  - AFP/Getty Images/NYT
17.janeiro.2010 - Espectadores chineses assistem a uma versão em 3D do filme 'Avatar' Imagem: AFP/Getty Images/NYT

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 09h22

Resumo da notícia

  • Cinemas da China estão planejando reabertura após amenização do surto de coronavírus
  • Ontem foi primeiro dia em que país conseguiu zerar transmissão local da doença
  • 1ª fase de reabertura trará blockbusters antigos de volta às telas
  • Warner confirmou que vai colaborar com relançamento de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'

Enquanto o mundo todo anuncia o fechamento dos cinemas por causa da crise do novo coronavírus, o mercado chinês está começando a planejar a reabertura de suas salas. Ontem, a China anunciou que conseguiu "zerar" a transmissão local da doença.

Segundo o Deadline, o plano é reabrir os estabelecimentos aos poucos, inicialmente trazendo antigos blockbusters locais para as telas. Títulos que fizeram sucesso na China nos últimos anos, como "Terra à Deriva" e "Upa - Meu Monstro Favorito", vão voltar aos cinemas.

Os exibidores, nesse caso, poderão ficar com 100% da receita da bilheteria, em vez de devolver parte dela aos estúdios e distribuidoras. Também há planos para trazer grandes sucessos estrangeiros de outros anos para os cinemas, incluindo "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001).

O perfil da Warner no Weibo, rede social popular na China, confirmou que o primeiro capítulo da saga criada por J.K. Rowling vai voltar às telonas chinesas. "A magia está voltando!", prometeu o estúdio ao público.

Depois desta primeira fase de relançamentos, a ideia é lançar os filmes estrangeiros que já passaram pelos cinemas ocidentais e estavam com estreias marcadas na China antes do agravamento da crise: títulos como "1917", "Ford vs. Ferrari", "Dolittle", "Jojo Rabbit", "Sonic: O Filme" e "Bad Boys Para Sempre".

Por enquanto, de acordo com o Deadline, não há planos para lançar no território chinês os filmes que tiveram estreias adiadas em outros países, como "Mulan", "Viúva Negra", "Um Lugar Silencioso 2" e "Espiral: O Legado de Jogos Mortais".