Topo

"Para Todos os Garotos 2" é melhor que o primeiro e você vai pirar

Noah Centineo e Lana Condor em cena de Para Todos os Garotos 2 - Reprodução/Twitter
Noah Centineo e Lana Condor em cena de Para Todos os Garotos 2 Imagem: Reprodução/Twitter

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 04h00

"Para Todos os Garotos: P.S Ainda Amo Você", ou simplesmente "Para Todos os Garotos 2", mostra que, até aqui, a trilogia é o presente da Netflix para o público jovem. A prova? Basta revisitar a sessão especial em que o longa foi exibido para jornalistas, influenciadores e fãs: as pessoas vibravam com o filme, comemoravam beijos e gritavam quando Noah Centineo, o namoradinho da América, aparecia na tela. Que bom que o filme, que estreia na quarta-feira (12), também seja cheio de qualidades, tornando justas as comemorações.

Os fãs de "Para Todos os Garotos que Já Amei", dirigido por Susan Johnson e lançado pela plataforma de streaming em 2018, não precisam se preocupar: a sequência não só faz jus a seu predecessor, como é em muitos aspectos melhor. Dessa vez, Lara Jean (Lana Condor) e Peter (Noah Centineo) estão vivendo de verdade seu romance, quando mais um dos destinatários das cartas escritas pela mocinha na adolescência ressurge para bagunçar o coreto.

A chegada de John Ambrose (Jordan Fisher) coloca obstáculos em seu romance, e Lara precisa reavaliar uma série de sentimentos. Ela se pergunta até se é possível se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo.

Neste contexto, a franquia trabalha um de seus temas mais interessantes ao discutir a mágoa, fator inevitável quando se está em relacionamento, parte indissociável de um processo tão humano. Isto é algo que a história —dessa vez comandada pelo cineasta Michael Fimognari, também escalado para dirigir a terceira parte da franquia— aborda com habilidade, mesmo que se valendo de alguns clichês ingênuos para os mais vividos, mas que também não atrapalham seu desenrolar.

Um dos fatores que já faz a continuação se destacar sobre o primeiro filme é o humor. "Para Todos os Garotos 2" é bem mais engraçado, com situações que divertem sem forçarem a barra. Também ajuda que os diálogos do filme, com raras exceções, não soam artificiais e envolvem o público no que lhe é apresentado. Aqui, os problemas são explorados com cuidado e adolescência é retratada com respeito, sem exceder o limite do que é crível.

Noah Centineo fala de Para Todos os Garotos 2

Guilherme Machado

Mas talvez o maior mérito da sequência seja a forma inteligente como dá sequência à história apresentada no primeiro, lançado em 2018, que alçou seus protagonista ao posto de celebridades teen. Isso tudo sem apelar para recursos baratos. Novos personagens chegam à história de forma natural e trazem um frescor que só ajuda a narrativa, como Holland Taylor, na pele da espevitada Stormy, uma figura que ilumina todas as cenas em que aparece.

Os fãs então, podem respirar aliviados. Há muito o que se gostar em "Para Todos os Garotos 2". O filme é divertido, inteligente e, principalmente, mexe com o imaginário e com as situações adolescentes de tal forma que consegue aquecer os coraçõezinhos de quem quer que o assista, provocando todo o tipo de emoção, incluindo um grito de alegria. Ou vários.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto dizia que "Para Todos Garotos 2" estreava amanhã, mas na verdade, o filme estreia na quarta-feira (12). A informação foi corrigida.