Topo

Quem é Lana Condor, a Lara Jean de Para Todos os Garotos que Já Amei

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 04h00Atualizada em 19/12/2019 19h17

Lana Condor passou de um rosto praticamente desconhecido à queridinha dos apaixonados por comédias românticas. A atriz de 22 anos é a protagonista de Para Todos os Garotos que Já Amei, sensação do gênero, e volta à Netflix em 12 de fevereiro de 2020 na continuação P.S. Ainda Amo Você. Nos filmes, ela é a tímida Lara Jean, uma menina que demonstra seus sentimentos em cartas escritas à mão, mas nunca enviadas aos respectivos.

Nascida em 1997 no Vietnã, Lana foi adotada ainda bebê pelos pais, um casal de americanos. O que faz dela uma ásio-americana, assim como Lara Jean. A personagem tem mãe coreana (já falecida) e pai americano. De forma sutil e delicada, a história faz referências à cultura do país asiático, outro ponto que atraiu a simpatia de parte do público.

Representatividade

"Eu realmente sinto na pele a falta de diversidade [na TV e no cinema] e vejo como as pessoas não acreditam que os asiáticos serão bem-sucedidos. É frustrante, pois o problema não é somente a falta de papéis. Os personagens nem são escritos", declarou a atriz em uma entrevista à revista Lady Gunn na época do lançamento do primeiro filme.

A declaração faz todo sentido, principalmente depois que Jenny Han, autora do livro homônimo que deu origem a Para Todos Os Garotos Que Já Amei, revelou que teve de batalhar para que os interessados em filmar sua história mantivessem a protagonista como uma garota de ascendência asiática. Segundo a autora - que tem origem coreana - várias produtoras e estúdios exigiram que Lara Jean fosse uma garota branca, como na maioria das comédias do tipo.

A insistência da escritora deu certo. A interpretação de Lana Condor para a doce Lara Jean convenceu o público - e a química entre os atores é um dos pontos mais elogiados. Algo louvável para uma produção feita em tempo recorde. A Netflix comprou os direitos do livro em março de 2018 e, apenas cinco meses depois, o primeiro filme foi lançado.

Lana Condor e Jenny Han - Monica Schipper/Getty Images for Netflix - Monica Schipper/Getty Images for Netflix
A atriz Lana Condor, protagonista de "Para Todos os Garotos que Já Amei" com Jenny Han, autora do livro que deu origem ao filme
Imagem: Monica Schipper/Getty Images for Netflix

Próximos passos

Antes de protagonizar Para Todos os Garotos que Já Amei e sua sequência, Lana Condor tinha feito sua estreia no cinema em X-Men: Apocalipse. Ela é a mutante Jubilee no filme de 2016. No mesmo ano, Lana ainda ganhou um papel no filme O Dia do Atentado, drama sobre o ataque terrorista na maratona de Boston. Antes de trabalhar na comédia romântica da Netflix, ela também apareceu em High School Lover, filme para a TV exibido em seis países.

Além de atriz, Lana também é bailarina. Acompanhando o pai jornalista, ela viveu em diferentes cidades dos Estados Unidos e teve a oportunidade de fazer cursos em instituições como a New York Film Academy e a Professional Performing Arts School, em Nova York, o Yale Summer Conservatory for Actors, em Connecticut, a California State Summer School of the Arts e a The Groundlings, em Los Angeles, e a Notre Dame Academy, onde se graduou.

Lana Condor - Charley Gallay/Getty Images for Netflix - Charley Gallay/Getty Images for Netflix
A atriz Lana Condor, a Lara Jean de Para Todos os Garotos que Já Amei
Imagem: Charley Gallay/Getty Images for Netflix

Em uma entrevista à Refinery29, ainda no início da carreira, a jovem atriz revelou que seu o papel dos sonhos é Mulan. "Meu sonho é estar no live-action de Mulan. É claro que eu gostaria de ser a Mulan, mas eu faria até o papel de camponês número 2 se precisasse. Se cortarem meu cabelo, também posso ser um cara que luta com um dragão. Estou disposta a quebrar qualquer barreira para quem meu sonho vire realidade."

A atriz não foi escalada para a nova versão da animação da Disney, que estreia ano que vem, mas ganhou papéis em várias outras produções. Depois de filmar o primeiro Para Todos Os Garotos Que Já Amei, Lana ainda trabalhou em Alita: Anjo de Combate, que estreou em fevereiro, e também nas séries Deadly Class e Rilakkuma e Kaoru. Ela também está no elenco de Summer Night, comédia que só estreou nos Estados Unidos, e dublou uma das personagens da animação adulta BoJack Horseman.

Futuramente, ela ainda poderá ser vista na parte 3 de Para Todos Os Garotos e em Girls Night, uma comédia romântica que está em pré-produção.

"Please come to Brazil"

Honestly just call us mom and dad. @ncentineo shot by the amazing @emmanmontalvan

Uma publicação compartilhada por @ lanacondor

em

Tanta popularidade com a série de filmes da Netflix reflete nas redes sociais da atriz. Lana Condor pulou de pouco menos de 4 milhões de seguidores no Instagram na época do primeiro filme para 7,6 milhões atualmente. Nos comentários, é possível ver o resultado da fama global e a importância da representatividade em filmes para adolescentes.

"Mana, você é literalmente uma inspiração! Sou ásio-americana e sempre quis fazer algo como você faz, mas nunca pensei que poderia e nem mesmo sabia como começar. Você é uma pessoa incrível e maravilhosa e, se um dia eu ficar famosa, espero conhecê-la", escreveu uma seguidora de Lana Condor.

Também chama a atenção o grande número de comentários em português (do Brasil!). Entre eles muitos elogios à beleza da atriz e uma forte torcida para que o relacionamento com Noah Centineo, o principal crush dela em Para Todos os Garotos que Já Amei, saia das telas para a vida real. A química entre os atores é tão boa que uma foto deles abraçados tirada nos bastidores virou parte do filme, como o fundo de tela do celular de Lara Jean.

Para devolver um pouco do carinho que tem recebido no último ano, Lana Condor fechou uma parceria com a Asia Foundation, na qual ela oferece às garotas de Can Tho, sua cidade-natal no Vietnã, uma bolsa de estudos durante quatro anos. A atriz dá livros, comida, uniformes e uma bicicleta para que as conterrâneas possam ir e voltar da escola todos os dias e - quem sabe - ter um futuro tão brilhante como o dela.

Lara Jean - Masha Weisberg/Netflix - Masha Weisberg/Netflix
Lana Condor como Lara Jean em cena de "Para Todos os Garotos Que Já Amei"
Imagem: Masha Weisberg/Netflix