Bruna Mascarenhas largou emprego em restaurante para virar Rita em Sintonia
Quem vê Rita afinadíssima com Doni e Nando em Sintonia nem imagina que Bruna Mascarenhas teve só duas semanas para criar a personagem. Ela entrou para a série como uma das protagonistas depois da desistência de outra atriz e - assim como Rita - "fez seus corre" para entregar o trabalho.
Rita é o primeiro grande papel da atriz de 23 anos, que veio de Niterói (RJ) para São Paulo justamente atrás de oportunidades mais interessantes para sua carreira. A chance de dar vida à garota que se vira sozinha para sobreviver na periferia surgiu para Bruna um mês e meio depois de sua chegada à cidade.
"E eu vim muito focada. Antes de vir, durante dois meses todo dia eu sentava, via milhões de restaurantes, milhões de cafés, anotava tudo. Isso também tem muito a ver com a Rita. Esse negócio de querer, botar no papel, e fazer. Fiz muito isso pra poder vir pra cá e, de repente, tudo aconteceu", conta Bruna, que chegou a trabalhar em um restaurante antes de receber a proposta da Netflix. "Foi um desafio também. Em cima da hora, faltando duas semanas [para as gravações]. Protagonista de seriado da Netflix. Pensei: fod#*S."
Malemolência vs. dureza
Atriz formada pela Faculdade CAL de Artes Cênicas, da Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Bruna já tinha feito de tudo um pouco. Teatro, propaganda e até a parte mais burocrática do ofício. Seu último emprego antes de vir para São Paulo tinha sido na área de Cultura da Prefeitura de Maricá. "Via que o Rio de Janeiro já não estava mais pegando politicamente, socialmente e culturalmente. Vários amigos meus já tinham vindo pra São Paulo e falavam pra eu vir também, que tinha mais oportunidade."
Assim que chegou na cidade que também serviria de cenário para a série que apresenta seu trabalho para o mundo (Sintonia foi lançada em 190 países), Bruna conseguiu trabalho em um restaurante enquanto fazia testes de atriz. Foi então que ela entrou em Sintonia.
Descobri o teste na terça, fiz na quarta, na quinta estava pedindo demissão no restaurante, assinando contrato e no dia seguinte já fui para a fono. E ela foi muito importante junto com os meninos nessas duas semanas. Foi muito intenso.
Na fonoaudióloga, o desafio era perder o sotaque típico do Rio de Janeiro e se adaptar ao jeito de falar bastante específico da periferia paulistana.
"O processo era rápido, e eu sabia que o carioca fala muito na malemolência. Em São Paulo é muito direto, um movimento bem reto. Eu tentei botar isso na minha voz e trazer isso pro corpo. Aí já encontrei o corpo da Rita paulista, tirei esse corpo carioca. Foi bem desafiador já que eu estava há um mês e meio aqui em São Paulo, ainda me adaptando com a cidade."
A caminhada, apesar de rápida após a mudança de cidade, também teve seus momentos de dor. "Faltava cinco dias para gravar, eu não tinha passado nada ainda [de cenas], comecei a chorar. Pensei que não ia conseguir pela questão do sotaque. Mas tudo isso foi muito bom pra mim e muito bom pra Rita. Depois fiz uma reflexão. Eu e a personagem nos emprestamos muito isso. Esse lugar de desacreditar um pouco. Mas é aquilo. É meu ofício, eu quero fazer, vou fazer. Às vezes ficava pensando 'será que vou conseguir?', e logo ia para 'vamos lá, vamos acreditar'. Eu tinha as pessoas incríveis que me ajudaram."
100 mil seguidores em 5 dias
Jottapê e Christian Malheiros, parceiros dela na série como Doni e Nando, também foram essenciais no processo de transformação de Bruna em Rita. Junto com o preparador de elenco, os colegas a ajudaram a encontrar as melhores gírias e se adaptar ao estilo paulistano.
"Fui super bem recebida, o clima ali era contagiante. Realmente rolava uma sintonia entre nós, os três estavam abertos para rolar a conexão. E, de repente, estávamos ali se apoiando muito", conta.
O resultado pode ser visto nos seis episódios da primeira temporada da série na Netflix, que estreou na última sexta-feira. Desde a estreia de Sintonia, Bruna Mascarenhas também viu saltar para mais de 100 mil o número de seguidores em seu Instagram, prova da popularidade da personagem.
"É muito louco pensar que na quinta-feira à noite eu tinha 3.000 seguidores e agora estou com 101 mil. Isso é tudo um carinho pelo trabalho e fico muito grata e feliz. Que venham mais trabalhos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.