Topo

You Need to Calm Down: Taylor Swift detona machismo e homofobia em novo single

Taylor Swift - Reprodução/Instagram
Taylor Swift Imagem: Reprodução/Instagram

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

14/06/2019 09h21

Taylor Swift lançou hoje o seu novo single, intitulado You Need to Calm Down, e a divertida letra tem várias referências às mensagens machistas e homofóbicas que a cantora costuma ler nas redes sociais. A música faz parte do disco Lover, que está marcado para estreia em 23 de agosto.

No começo da letra, a cantora pop parece estar mandando mais uma mensagem para seus haters. "Eu não estou tentando mexer com a sua expressão/ Mas aprendi a lição/ Se estressar e ficar obcecado por outra pessoa não é divertido/ E cobras e pedras nunca me quebraram", canta ela.

No segundo verso, a parte política da nova música chega com tudo. "Você é alguém que não conhecemos/ Mas está perseguindo meus amigos como um míssil/ Por que você está bravo?/ Quando poderia estar feliz", diz Swift, usando a sigla GLAAD em homenagem a uma organização norte-americana que luta pela causa LGBTQ+.

"Luz do Sol na rua durante a parada/ Mas você prefere ficar na Idade das Trevas/ Fazendo esse cartaz/ Deve ter demorado a noite toda", brinca a seguir, fazendo referência à parada do orgulho LGBTQ+ e aos grupos que normalmente organizam protestos durante o evento.

O alvo seguinte de Swift são as pessoas que criam rivalidades entre mulheres do mundo da música. "Eu vejo você na internet/ Comparando todas as garotas que estão arrasando/ Mas nós estamos mais à frente/ Nós sabemos agora/ Que todas nós temos coroas", declara a cantora.

Reação

Após o lançamento de You Need to Calm Down, os fãs correram para as redes sociais para elogiar Swift e seu engajamento na letra da canção. A popstar já havia mostrado seu comprometimento com a causa LGBTQ+ no começo do mês, doando US$ 113 mil para combater leis preconceituosas em um estado dos EUA.

"Taylor não está aqui para aguentar os trolls da internet, e nem pessoas colocando uma mulher contra a outra. É maravilhoso", escreveu uma fã no Twitter.

"Essa mulher é algo diferente de tudo o que já vimos antes", definiu outro, usando várias imagens do vídeo lançado por Swift que fazem referência a canções anteriores da carreira da popstar.

Uma fã usou até o famoso meme do Chandler (de Friends) abraçando o seu disco preferido para expressar o amor pelo novo lançamento de Swift. "Eu nesse exato momento", escreveu.