Topo

Filmes e séries


Pedro Almodóvar vai ganhar Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza

Keta Betancour/AFP Photo
29.nov.2016 - O cineasta Pedro Almodóvar participa da abertura da retrospectiva do MoMA (Museum of Modern Art), em Nova York Imagem: Keta Betancour/AFP Photo

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

2019-06-14T09:50:06

14/06/2019 09h50

O diretor Pedro Almodóvar vai receber um Leão de Ouro honorário durante a próxima edição do Festival de Cinema de Veneza. Segundo o site da Variety, o cineasta espanhol será homenageado junto com a atriz Julie Andrews (a Mary Poppins original), cujo prêmio já está anunciado desde março.

O Festival de Veneza acontece entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro na cidade italiana. É tradição do evento homenagear um diretor e um intérprete todos os anos. Almodóvar vem de uma participação vitoriosa no Festival de Cannes, onde o seu Dor e Glória rendeu o prêmio de melhor ator para Antonio Banderas.

O filme, com tons autobiográficos, traz o amigo e frequente colaborador de Almodóvar interpretando um diretor de cinema envelhecido que relembra os acertos e erros que definiram sua vida e carreira.

Assista ao trailer de Dor e Glória

UOL Entretenimento

O espanhol se firmou como um dos grandes nomes do cinema mundial nas últimas décadas, vencendo estatuetas do Oscar pelos filmes Tudo Sobre Minha Mãe (1999, melhor filme estrangeiro) e Fale Com Ela (2002, melhor roteiro original).

Em comunicado oficial, Almodóvar agradeceu a honra concedida pelo Festival de Veneza, e disse ter boas memórias do evento. A estreia de Maus Hábitos (1983) no festival foi lembrada pelo diretor como "a primeira vez que um de seus filmes viajou para fora da Espanha".

"Veneza foi o lugar do meu batismo internacional, e foi uma experiência maravilhosa. Estou muito animado e honrado com o presente que é este Leão de Ouro", comentou o espanhol.

Outros filmes notáveis da carreira de Almodóvar são Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Ata-me (1989), Carne Trêmula (1997), Má Educação (2004), Volver (2006), A Pele Que Habito (2011) e Julieta (2016).