Topo

Na Flip, Gil lança livro e comemora aprovação de projeto que altera regras para direitos autorais

Mirella Nascimento

Do UOL, em Paraty (RJ)

04/07/2013 14h01

Durante conversa com jornalistas nesta quinta-feira (4) na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Gilberto Gil comemorou a aprovação da PL 129/12, que altera as regras para cobrança de direitos autorais, aprovada na quarta-feira no Senado.

"Era uma demanda que vinha se manifestando cada vez mais forte no meio artístico, no meio criador, produtor de música, literatura, cinema e teatro", disse o ex-ministro da Cultura. "É uma questão que vem sofrendo impactos muito grandes com as transformações contemporâneas, na tecnologia, nos usos que são feitos da criação artística. O que motivou a classe a se mobilizar na direção de uma mudança foram exatamente essas questões. A gente viu uma mobilização inédita acontecendo no meio. Esperamos agora que seja aprovada na Câmara."

Gilberto Gil, que fez o show de abertura da Flip na noite de quarta-feira, também está lançando o livro "Gilberto bem perto", escrito em parceria com Regina Zappa, e participa na tarde desta quinta da mesa "Culturas locais e globais".

Era uma demanda que vinha se manifestando cada vez mais forte no meio artístico, no meio criador, produtor de música, literatura, cinema e teatro. É uma questão que vem sofrendo impactos muito grandes com as transformações contemporâneas, na tecnologia, nos usos que são feitos da criação artística. O que motivou a classe a se mobilizar na direção de uma mudança foram exatamente essas questões.

Gilberto Gil, cantor e compositor,
sobre a aprovação da PL 129/12

Sobre o lançamento, o cantor afirmou que não tinha nenhum interesse em ver sua vida publicada em livro, mas que sabe que há um público que quer saber o que uma figura conhecida há tantos anos tem a contar.

"O livro é resultado do fato de que alguém público por muitos anos chegou à velhice", disse Gil com bom humor. Ao longo da coletiva, tratou a si mesmo várias vezes como "um homem velho" e afirmou que "nunca teve uma memória muito forte".

Gil também comparou o texto final do livro à produção musical. "Eu estranho muita coisa. É como a gravação de uma música. A gente grava e pensa 'aquilo poderia ter sido diferente'. Mas eu gosto do resultado. É um livro em que o visual tem muita importância, as fotos ajudam a contar a história dos períodos".

Momento histórico
O momento político do país foi tratado com naturalidade pelo artista, com o olhar de "homem velho" que já viu o país passar por tantas mudanças. "As mobilizações da sociedade são algo histórico. Acontece pelo mundo todo e está acontecendo mais uma vez no Brasil. Há novas motivações para que as pessoas vão às ruas. Dizem 'sim' a algumas coisas, 'não' a outras, 'talvez' a mais algumas. A gente aprende, ao longo da vida, a não ter resoluções completas sobre coisa nenhuma. Os problemas não se resolvem propriamente. Eles vão sendo resolvidos, mas cada solução de um problema é um novo problema. O homem velho tem essa capacidade de entender que as coisas não chegam ao fim, nada termina".

O baiano, que voltou a falar da ideia da criação de uma espécie de "carnê da Copa" para que pobres e negros possam ir aos jogos de 2014, ainda traçou um paralelo de sua história com a obra de Graciliano Ramos, homenageado da Flip 2013. "Graciliano tem uma proximidade relativamente grande comigo. Passei minha infância na caatinga baiana, onde a paisagem é muito ligada a todo o mundo que interessou à literatura de Graciliano".

2 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

MANEZINHO DO BREJO

Flip em Paraty, que tal um aviso aos amigos leitores sobre os 73 quebra-molas a partir de Itacuruça (Estado do Rio) até àquela cidade turística na rodovia Rio - Santos? Há vários "pardais" inativos e abaixo deles os quebra-molas. Trata-se - imaginem - de uma estrada turística e , além do mais, aquela rodovia é rota de fuga, caso haja um acidente nuclear em Angra dos Reis( aliás, em frente a esta cidade há 13 quebra-molas). Todo cuidado e atenção é pouco.

MM1361

Quero ver o governo se enrolando por não dar conta do recado deixar tudo pior! Ruim sem ele, pior com ele !! Mais uma do PT! Dessa vez junto com a Abert e a Globo compraram e manipularam artistas brasileiros! Fiscalizar SÓ Ecad e Sociedades é piada!! Globo devedora de 2 BILHÕES!! Isso mesmo!! E aí Randolphe e sua trupe do Procure Saber, vcs não vão cobrar isso pelos artistas?

publicidade