Topo

Primeiras reações a Star Wars: A Ascensão de Skywalker falam em "decepção"

Rey (Daisy Ridley) em cena de ação de Star Wars: a Ascensão Skywalker  - Reprodução
Rey (Daisy Ridley) em cena de ação de Star Wars: a Ascensão Skywalker Imagem: Reprodução

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

17/12/2019 09h55

Star Wars: A Ascensão de Skywalker estreará nos cinemas nesta quinta-feira, e as primeiras reações dos que assistiram à premiere da conclusão da nova trilogia já começam a chegar. Mas, para quem esperava só elogios, pode se decepcionar, pois o longa está dividindo o público.

"Tem coisas boas em Star Wars: A Ascensão de Skywalker. Mas tem mais que são decepcionantes. Tem um número de escolhas que não se sustentam, fan service que não funciona e detalhes ignorados que fazem falta. Estou chateado", disse o crítico Eric Eisenberg, do site CinemaBlend.

Um dos comentários foi como o filme pareceu tentar se distanciar de Os Últimos Jedi, filme mais recente da saga e um dos mais criticados.

"Tem muita coisa que eu gosto e algumas que eu amo, mas meus sentimentos em geral são mistos. Parecia uma desculpa por Os Últimos Jedi, em algumas formas, e uma sequência ao Despertar da Força em outras, o que eu achei frustrante", escreveu a jornalista Terri Schwartz, do site IGN.

Os sentimentos dela foram refletidos por Jim Vejvoda, também do IGN. "Eu ainda estou processando meus pensamentos em relação ao Ascensão de Skywalker, mas, em geral, eu diria que gostei, mas tenho grandes problemas com ele. Não posso dizer que amei, ainda tem muita coisa para desembrulhar", opinou ele.

Kyle Buchanan, do The New York Times, também comparou o longa a Os Últimos Jedi, e disse que a obra mais recente é uma ofensa ao trabalho do diretor Rian Johnson, que dirigiu o filme anterior. "A Ascensão de Skywalker só poderia ser mais grosseiro ao Rian Johnson se tivesse suavizado seus movimentos", disse ele, se referindo a uma técnica polêmica usada em TVs para melhorar imagens borradas de objetos em movimentos.

Já Anthony Breznican, da revista Vanity Fair, declarou ter amado o filme. "Quando as pessoas falam em Star Wars, elas falam sobre suas infâncias. Suas melhores memórias. As pessoas com que elas amaram e dividiram ela. A Ascensão de Skywalker traz de volta todos esses sentimentos e mais. Eu amei", afirmou.

Recentemente, o elenco do filme compareceu a CCXP 2019, em São Paulo, e emocionou os fãs presentes, alguns dos quais passaram mais de 24h na fila do evento para ver os astros.