Essa é a primeira vez que o Rock in Rio faz o Espaço Favela dentro do festival. O palco é mais um dos espaços temáticos que ganham cada vez mais força a cada edição e, se depender do público, deve continuar em 2021, mesmo com todo o barulho prévio.
Assim como as favelas, as casinhas que representam a moradia da parte menos abastada da população do Rio de Janeiro —e que servem de cenário para artistas oriundos de comunidades— ficam um pouco longe do palco principal. A caminhada do palco Mundo até o local pode durar até 10 minutos, dependendo da lotação do evento. Para chegar lá, você vai passar por ativações de grandes marcas que dão cada vez mais sua cara ao evento.
Coca-Cola, Itaú, Natura, Heineken, Sky e Doritos são apenas alguns dos patrocinadores com camarotes, palcos ou ativações próprias no caminho para o Espaço Favela. Chegando lá, a única marca que se destaca é mesmo a do Rock in Rio, que montou uma lojinha exclusiva de souvenires com camisetas e bonés vendidos a R$ 80 e R$ 70 respectivamente. Enquanto isso, o Nós do Morro, grupo que mais vai se apresentar no Espaço, sofre com a falta de patrocínio.
A programação do palco também não ganha tanto destaque como os dois principais, que têm seus shows exibidos na TV o tempo todo. Mas o Multishow, emissora responsável pela transmissão, designou uma equipe que faz entradas na programação, além de lives no Facebook, Twitter e YouTube. Curiosamente, é lá também que rolaram fortes manifestações e discursos políticos, como o pedido de liberdade para o DJ Rennan da Penha feito pelo Heavy Baile e os gritos contra os racistas na Batalha de Slam. Mas só quem estava presente viu.
E só no Espaço Favela você vai ter a sorte de ter um contato mais íntimo com o artista. Malía, cantora criada na Cidade de Deus, desceu do palco e cantou no meio do público no fim do seu show. Um momento caloroso na noite mais fria do Rock in Rio.
Outra característica única do Espaço Favela é seu serviço de restaurante. Instalados em bares cenográficos com estufas de vidro que também simulam os espaços da favela, eles oferecem quitutes por preços um pouco mais baratos do que a média do festival.