Topo

Protesto contra Bolsonaro e nada de Drake na TV: Como foi o 1º dia do Rock in Rio

Do UOL

28/09/2019 04h00Atualizada em 28/09/2019 15h21

O primeiro dia do Rock in Rio foi marcado por protestos da plateia contra o presidente Jair Bolsonaro, durante o show de Alok, e também pela recusa do rapper Drake para a transmissão ao vivo pela TV de sua apresentação. O canal Multishow acabou exibindo uma apresentação antiga de Rihanna no horário exato em que o rapper canadense estava no palco Mundo. O motivo da escolha? Rihanna é ex-namorada de Drake.

No primeiro dia do festival, as atrações no palco Mundo foram Drake, Ellie Goulding, Bebe Rexha e Alok. No palco Sunset, Seal, Mano Brown, Karol Conka e Lelê & Blaya agitaram a galera.

Público protestou contra Bolsonaro após discurso de Alok

DJ Alok no Rock in Rio 2019 - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O DJ Alok fazia um discurso sobre amor e tolerância quando a plateia reagiu e passou a gritar palavras contra o presidente Jair Bolsonaro. "Se vocês também acreditam que o amor é o caminho, que a gente deve amar o próximo como se não houvesse amanhã, dá um grito Rock in Rio", disse Alok. Na sequência, o público devolveu com um "Ei, Bolsonaro, vai tomar no c..."

Drake cancelou transmissão ao vivo de show e foi substituído por Rihanna no Multishow

Multishow exibe show de Rihanna no lugar da apresentação de Drake no Rock in Rio 2019 - Reprodução/Multishow - Reprodução/Multishow
Multishow exibe show de Rihanna no lugar da apresentação de Drake no Rock in Rio 2019
Imagem: Reprodução/Multishow

O rapper Drake impediu que seu show, o último da noite no palco Mundo, fosse transmitido ao vivo pela televisão. O canal Multishow anunciou pouco antes do início da apresentação que não exibiria a atração. Em seu lugar, colocou a reprise de um show da cantora Rihanna, ex-namorada de Drake. Nas redes sociais, fãs comemoraram o que chamaram de "afronta" do canal após a recusa do rapper, que deixou sua apresentação exclusiva a quem estava no Parque Olímpico acompanhando o Rock in Rio. Na abertura da transmissão deste sábado, ao exibir uma retrospectiva do que aconteceu na sexta-feira, o Multishow repetiu a estratégia, ao colocar um trecho do show de Rihanna.

Em show sem TV, Drake mencionou a Amazônia

Veja trecho de Hotline Bling, de Drake, no Rock in Rio

UOL Entretenimento

A estreia de Drake no Brasil teve um momento diferente na trajetória do rapper, que não costuma se envolver em questões políticas típicas de seu gênero musical. Em uma mensagem exibida no telão, o músico mencionou a questão da Amazônia, que tem gerado polêmicas em todo o mundo por causa das queimadas e desmatamento registrados nos últimos meses. "O mundo é uma grande floresta e está queimando", dizia a mensagem.

Lellê abriu festival com homenagens a Ághata Félix e Marielle

Logo nos minutos iniciais, a cantora pediu aplausos para a menina Ághata Félix. Na sequência, o telão exibiu a imagem de Marielle Franco, enquanto um discurso da vereadora assassinada em 2018 era reproduzido nos PAs. "Não serei interrompida! Não aturo interrompimento dos vereadores desta casa. Não aturarei o cidadão que vem aqui e não sabe ouvir a posição de uma mulher eleita". Esse foi o discurso reproduzido em memória de Marielle.

Bebe Rexha conquistou público, tropeçou no palco e sambou com passistas

A cantora pop Bebe Rexha se destacou pelo contato com o público brasileiro. Ela dançou, sambou com passistas, e se empolgou até tropeçar e cair em uma escada descendo do palco. Bebe chegou a segurar uma bandeira do Brasil durante o show.

Fã subiu ao palco e roubou a cena em show de Bebe Rexha

Gustavo Fiuza no palco do Rock in Rio com Bebe Rexha - Reprodução/Multishow - Reprodução/Multishow
Imagem: Reprodução/Multishow

O digital influencer Gustavo Fiuza chamou a atenção após ser chamado ao palco por Bebe Rexha. Para ser notado pela cantora, ele chegou cedo e aplicou táticas especiais para chamar a atenção dela. Fiuza já apareceu "vestido" de Anitta em um post nas redes sociais. Após a aparição no Rock in Rio, ele ganhou mais de mil seguidores em questão de minutos.

Ellie Goulding pediu desculpas pela chuva e gravou vídeo para amigos que estavam se casando

A cantora britânica Ellie Goulding, que apareceu no Rock in Rio para substituir a rapper Cardi B, se destacou ao gravar um vídeo para amigos que estavam se casando ontem, revelando que precisou deixar de ir ao evento para se apresentar no RJ. Durante o show, ela chegou a pedir desculpas ao público pela chuva que caía no momento da apresentação.

Heavy Baile lotou "favela" do Rock in Rio e exaltou Rennan da Penha

Heavy Baile - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Novidade no Rock in Rio, o "Espaço Favela" recebeu o Heavy Baile, sensação do funk carioca. A apresentação levantou o público e teve uma exaltação ao DJ Rennan da Penha, preso há cinco meses por acusação de associação ao tráfico - que ele nega. "Hoje o funk pode tocar em qualquer lugar, mas ele não pode porque está privado de sua liberdade. Porque a Justiça racista e fascista quer isso. Liberdade para Rennan da Penha", disse o MC Tchelinho.

Karol Conka apresenta diversidade e grita "fogo nos racistas!"

Karol Conka agitou o público no segundo show do palco Sunset no Rock in Rio 2019, em parceria com Gloria Groove e Linn da Quebrada. A apresentação foi marcada pela diversidade e por protestos contra a violência sofrida pela população negra. Durante o show, Conka gritou "fogo nos racistas!". Gloria Groove fez o público cantar e dançar em "Bumbum de Ouro" e "Coisa Boa". Enquanto Linn da Quebrada apresentou "Bomba pra Caralho" e aproveitou para protestar contra a violência sofrida pela população negra. "Pelo fim do genocídio da população negra, parem de nos matar! E isso não é um pedido", disse Linn.

O Rock in Rio 2019 acontece ainda nos dias 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. São 14 horas de shows por dia, com nove palcos e espaços, além da programação nas arenas. No segundo dia do festival, as atrações no palco Mundo serão CPM 22 + Raimundos, Tenacious D, Weezer e Foo Fightes. No palco Sunset, vão passar Ego Kill Talent, Detonautas + Pavilhão 9, Titãs + Ana Cañas + Edi Rock + Érika Martins e Whitesnake.