Topo

'Westworld': O segredo por trás da cena de luta entre Dolores e Stubbs

Stubbs (Luke Hemsworth) e Dolores (Evan Rachel Wood) lutam em cena de "Westworld" - Reprodução
Stubbs (Luke Hemsworth) e Dolores (Evan Rachel Wood) lutam em cena de 'Westworld' Imagem: Reprodução

Mariana Tramontina

Colaboração para o UOL, em Los Angeles*

06/04/2020 04h00

Atenção: esse texto traz spoilers da terceira temporada de "Westworld". Se você ainda não viu e não quer saber o que acontece, pare por aqui.

Chegamos à metade da terceira temporada de "Westworld". E a gente achava que a série da HBO estava prestes a nos dar algumas respostas... mas o quarto episódio desta nova fase, que foi ao ar no domingo, só nos trouxe mais dúvidas.

A narrativa finalmente colocou os principais personagens, novos e antigos, juntos no mesmo episódio, o que não tinha acontecido até agora, incluindo o retorno de William (Ed Harris) e seu fatídico destino. E descobrimos que, na verdade, as pérolas que Dolores (Evan Rachel Wood) levou com ela para fora do parque eram... cópias de Dolores. Jogada de mestre.

Em paralelo à história, uma cena de ação fascinante também chamou a atenção: a luta entre Dolores e Stubbs (Luke Hemsworth) durante a festa beneficente com um ar de "De Olhos Bem Fechados" (Stanley Kubrick, 1999), que leiloava corpos para prazeres sexuais.

Ao som de uma versão de "Wicked Games", de The Weeknd, feita por Ramin Djawadi, vemos esquivas certeiras e chutes altos de Evan. Mas nada ali é apenas encenação ou mesmo dublê. "Eu sou faixa-preta de taekwondo", conta ela, em entrevista ao UOL. "Eu sou faixa-preta de verdade. Eu fiz o teste na Coreia e sou registrada lá. Eu competia", continua, provando seu currículo.

O curioso é que ninguém no set, nem mesmo diretores ou colegas de elenco, sabiam de suas habilidades até coreografarem a luta.

Eles perguntavam: 'Por que você chuta tão alto?', e eu dizia: 'Eu sou faixa-preta'. E eles: 'Por que você não disse antes?'. E então começaram a alterar as lutas e a colocar mais chutes porque eles sabiam que eu conseguia fazer aquilo.

Enquanto para Evan gravar a cena era um prazer ("Eu tinha esquecido como eu gosto de coreografias de luta", ela diz), para Luke o roteiro tinha outro sabor. "É uma cena de luta, então é divertida de fazer por três minutos. E depois disso é só 'ok, vamos fazer de novo'. E então começa a ficar exaustivo por causa das repetições", ele conta. "E Evan nunca para! Quando eu estava cansado, eu tinha que fingir que não estava porque, você sabe, não quero parecer que não sou durão o bastante", ele ri.

Mas Luke tinha bons (e sérios) motivos para segurar a mão. "Eu tinha acabado de fazer uma cirurgia no meu bíceps, quatro semanas antes de gravar a cena. Então tudo o que você ali, por exemplo eu usando apenas um braço, é de verdade", ele diz. "Mas Evan é maravilhosa. Ela chutava acima da minha cabeça", lembra ele, que tem 1.80m de altura e ela, 1.70m.

*A jornalista viajou à convite da HBO