Topo

'Westworld' volta ao parque e Thandie Newton celebra cenas com Santoro

Thandie Newton em cena de "Westworld" - Divulgação
Thandie Newton em cena de 'Westworld' Imagem: Divulgação

Mariana Tramontina

Colaboração para o UOL, em Los Angeles*

22/03/2020 04h00

O segundo episódio da terceira temporada de "Westworld", que vai ao ar às 22h de hoje na HBO, nos leva de volta ao parque que conhecíamos, onde um massacre aconteceu e deixou pessoas e anfitriões mortos. Enquanto somos apresentados a uma nova atração de gosto bem duvidoso, vemos também o reencontro de Maeve (Thandie Newton) e Hector (Rodrigo Santoro), como já foi mostrado em trailers. "Pensei que você estivesse morto", ela diz, surpresa. "Morte é superestimado para nós", ele responde, do alto de suas incontáveis reencarnações.

A última vez que vimos Maeve na série, no fim da segunda temporada (há quase dois anos), ela estava ferida em uma maca e recusou a oferta de Dolores (Evan Rachel Wood) de dar-lhe uma nova chance de viver. Mas a cena pós-crédito do primeiro episódio dessa nova fase revelou que ela foi consertada depois que Dolores escapou.

Maeve e Hector receberam novos enredos e foram realocados em um parque de época, projetado para reproduzir a Itália ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial —o que diz muito sobre os desejos obscuros dos visitantes de Westworld, que pagam uma fortuna para incorporar uma nova persona e viver suas fantasias dentro uma realidade fabricada.

"Estamos em um momento cultural em que o significado desse conflito, da ascensão do fascismo no século 20 e os nazistas estão sendo subvertidos e de maneiras muito assustadoras", justifica o co-criador da série, Jonathan Nolan, em entrevista ao UOL, em Los Angeles.

Thandie Newton e Rodrigo Santoro em cena de 'Westworld' - Divulgação - Divulgação
Thandie Newton e Rodrigo Santoro em cena de 'Westworld'
Imagem: Divulgação

Sinceramente, por causa desse jeito meio repugnante, nos parecia inevitável que esse fosse um dos novos parques.

O episódio traz outros personagens familiares e nos introduz a Serac (Vincent Cassel), mas gira basicamente em torno de Bernard (Jeffrey Wright) e Stubbs (Luke Hemsworth) voltando ao parque —que, sim, continua funcionando—, e de Maeve e Hector tentando fugir de lá e encarando as tropas inimigas (com uma cena impagável de Rodrigo Santoro).

"Rodrigo é o homem mais adorável. É uma honra trabalhar com ele", elogia Thandie Newton, indicada duas vezes ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por Maeve. "E foi um privilégio testemunhar uma pessoa se tornar um pai. Durante a primeira temporada era só ele e a adorável Melanie [Fronckowiak, mulher do ator]. Depois, na segunda temporada, nasceu a Nina, e eu vi aquele homem e seu coração enorme se expandindo. Eu tenho certeza de que ele não vai se importar de eu falar sobre isso, porque afinal é pessoal. Mas ele é um ator muito, muito querido, gentil, decente e maravilhoso. E eu sentia falta dele, mas fiquei muito feliz por trabalharmos juntos de novo. Ele é ótimo, e Hector é um personagem incrível também."

*A jornalista viajou à convite da HBO