Topo

Criador de 'La Casa de Papel', 'Vis a Vis', 'White Lines: conheça Álex Pina

Pablo Cuadra/WireImage
Imagem: Pablo Cuadra/WireImage

Do UOL, em São Paulo

04/04/2020 15h58Atualizada em 15/05/2020 21h16

Sucesso absoluto de público, a série "La Casa de Papel", da Netflix, chega à quarta parte com ainda mais tensão e ganchos para uma possível quinta temporada. Fãs fissurados na história do atraco ao Banco de Espanha costumam se perguntar quem é Álex Pina, a mente por trás do enredo espanhol? O UOL mostra abaixo um pouco da carreira do criador da série.

Nascido em Pamplona, região do norte da Espanha, em 1962, Pina iniciou sua carreira profissional bem longe do mundo artístico: foi jornalista até o início dos anos 1990, quando resolveu migrar para a área que o deixou famoso.

Um de seus primeiros trabalhos como roteirista foi a série "Más que Amigos", que ficou no ar de 1997 a 1998, e abordava jovens de 30 e poucos anos e suas angústias e ambições. Na sequência, fez parte da equipe de roteiro de "Periodistas" ("jornalistas", em espanhol), usando sua experiência na carreira anterior para descrever o dia a dia de uma redação.

A primeira série criada originalmente por Pina foi "Los Serrano", que foi um sucesso na Espanha e ficou no ar por oito temporadas, entre 2003 e 2008. Sua comédia "Los Hombres de Paco", que acompanhava casos policiais engraçados, ficou na TV entre 2005 e 2010. Já "El Barco", sobre a tripulação de um navio que precisa lidar com um cataclisma mundial, durou de 2011 a 2013.

As produções foram sucesso de público e crítica em seu país natal, mas não ganharam a expressão mundial alcançada com Professor, Nairóbi, Tóquio, Berlim e companhia. Outra de suas criações que tem dado o que falar é "Vis a Vis", que também tem a atriz Alba Flores, intérprete da Nairóbi em "LCDP", no elenco.

No final de 2016, Pina fundou sua própria produtora, a Vancouver Media. Foi desta empreitada que surgiu "La Casa de Papel", que estreou no dia 2 de maio do ano seguinte na rede televisiva espanhola Antena 3.

Após a distribuição da série para a Netflix, no fim de 2017, o sucesso foi estrondoso. O resultado permitiu que Pina assinasse um contrato exclusivo com a plataforma de streaming para a criação e produção de séries originais.

Como surgiu a ideia para 'LCDP'?

Pina contou, em entrevista ao site português Observador concedida em 2018, que a ideia do enredo da série partiu de sua cabeça e foi se adequando ao longo do tempo. Com a colaboração de inspetores policiais, ele e sua equipe tiveram dificuldade para planejar um roubo a banco que exibisse características "inéditas". Daí veio a ideia da impressão de dinheiro, algo menos "previsível".

Quando começamos a pensar num assalto, percebemos que quase tudo já tinha sido feito e queríamos ser originais. Já tínhamos visto assaltos de tudo, diamantes, dinheiro etc. Mas nunca tínhamos visto algo do gênero: imprimir o próprio dinheiro. Parecia algo muito interessante: um grupo de pessoas que não está roubando dinheiro que pertence a alguém, mas imprimindo o próprio dinheiro

Na conversa, ele classificou e contextualizeou um dos motivos que fizeram a série "estourar" mundo afora.

"Acho que tem a ver com o momento em que vivemos. Estamos céticos com os nossos governantes, com os bancos centrais e com os outros governos. A série junta várias coisas e tem um gênero perfeito para explorar todas essas dimensões. E também tem um lado muito sentimental, com personagens que as pessoas gostam e que agradam tanto ao público feminino como masculino".

Outros projetos?

Além de "La Casa de Papel" e "Vis a Vis", Pina criou "El Embarcadero", estrelada por Álvaro Morte, mais conhecido como o Professor. Na trama, a arquiteta Alejandra encara seu pior pesadelo quando recebe a ligação de um policial pedindo que ela identifique o corpo de seu marido (Oscar, vivido por Álvaro, que aparece em intensas cenas de flashback), encontrado morto num píer numa bela praia.

O showrunner está preparando também a minissérie "White Lines", que estreou na Netflix em maio de 2020. Na trama, cheia de orgias, cocaína e crimes, uma mulher tenta resolver a morte misteriosa do irmão, um famoso DJ que desapareceu em Ibiza anos atrás.