Topo

Cocaína, orgias e crime embalam nova série do criador de 'La Casa de Papel'

Cena de "White Lines", nova série de Álex Pina na Netflix - Divulgação/Netflix
Cena de 'White Lines', nova série de Álex Pina na Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 12h00

Chegou hoje ao catálogo da Netflix "White Lines", nova série de Álex Pina, o criador de "La Casa de Papel". Bem diferente do assalto que fez o mundo voltar os olhos para as produções espanholas, a nova série de Pina é uma obra britânico-espanhola que se passa na badalada ilha de Ibiza e acompanha a jornada de uma mulher tentando desvendar o assassinato de seu irmão.

Zoe Walker (Laura Haddock) é irmã do DJ Axel Collins (Tom Rhys Harries), um jovem que deixou a fria Manchester enquanto ela ainda era adolescente para se tornar uma estrela da música e do entretenimento nos clubes de Ibiza. Pouco tempo depois ele some e, após 20 anos, seu corpo é encontrado no deserto de Almeria, na Espanha. Pouca gente parece interessada na investigação do crime que já prescreveu, a não ser a própria Zoe.

Assim começa a jornada solitária da protagonista. Zoe deixa o marido e a filha na Inglaterra para se reencontrar com seu passado em Ibiza, onde ela nunca havia pisado antes. Lá descobre um submundo que envolve drogas, dinheiro, sexo, música eletrônica e misticismo. Um novelão em dez episódios de pouco mais de 50 minutos cada.

Linhas brancas

"White Lines", ou "carreiras brancas" em português (o título não foi adaptado para o Brasil) tem a ver com a cocaína que abastece as festas da alta sociedade de Ibiza. Logo no começo da série já fica clara a referência do título em uma cena hilária com Marcus (Daniel Mays), DJ britânico e amigo de Axel que foi para a ilha na mesma época e, anos depois, reencontra Zoe.

Orgias

Classificada como +18, a nova série de Álex Pina traz muitas cenas de nudez e consumo de drogas ilícitas. Anna (Angela Griffin), outra personagem do núcleo britânico, é ex-mulher de Marcus e passa a ganhar a vida promovendo orgias na badalada ilha espanhola. Sua mansão é um dos cenários da investigação de Zoe em busca da verdade sobre quem matou o irmão.

Festas

As festas de música eletrônica, que tornaram Ibiza famosa mundialmente, também estão retratadas na série. Mas muito mais nos bastidores do que na hora da diversão. O núcleo espanhol consiste em duas poderosas famílias que dominam os negócios que movimentam a ilha e, claro, são alvo da desconfiança de Zoe, já que seu irmão chegou ao local como um forasteiro e rapidamente se tornou popular.

Dois idiomas

"White Lines" é falada em inglês e espanhol. O tempo todo os personagens estão alternando entre os dois idiomas. Faz bastante sentido, já que são núcleos de países diferentes e Ibiza vive do turismo de gente que vem do mundo todo. É possível assistir dublado em português? Sim. Mas parte da graça está em ver os personagens usando os idiomas para tentar se comunicar com mais clareza ou até mesmo camuflar algumas pistas importantes.

Absurdos

Eis a parte que mais aproxima "White Lines" de "La Casa de Papel". Algumas cenas absurdas que fogem bastante à realidade para acelerar o roteiro. Zoe, por exemplo, lidou com graves problemas psicológicos durante anos para tentar superar o sumiço do irmão. Mas, assim que decide partir sozinha para Ibiza de carona com um desconhecido, o marido nem questiona muito sua decisão. Ele a deixa sozinha e parte de volta para a Inglaterra sem discussão.

Já na ilha, ela promove uma cena de fuga de carro com o segurança Boxer (Nuno Lopes) digna de filme de ação. Num carro manual, sem manutenção e que devia estar por lá há algumas décadas. Incrivelmente, consegue se livrar de todos os policiais e seus carros mais modernos. Lembra um pouco quando Tóquio despista toda a polícia espanhola e entra de moto dentro da Casa da Moeda. Tranquilo, só que não.