Topo

Little Mix homenageia mulheres e LGBTs em show para público fiel em SP

Amanda Cavalcanti

Colaboração para o UOL

08/03/2020 22h37

No Dia Internacional das Mulheres, o quarteto britânico Little Mix fez sua primeira apresentação no Brasil num clima de empoderamento no festival GRLS!, que rolou em São Paulo com um lineup formado só por artistas mulheres.

Formado em 2011 no programa X-Factor, o grupo teve sua apresentação desfalcada por Perrie Edwards, que anunciou que não viria com as companheiras para o Brasil, mas teve a ajuda de um público fiel para cantar seus hits.

Fãs fiéis

O público do Little Mix, ainda mais que o de Kylie Minogue, que se apresentou ontem, chegou cedo para ver as cantoras. Depois de acompanhar sua chegada no aeroporto na sexta (6), os fãs esperaram pelo grupo desde o início da tarde, durando apesar da chuva forte que caiu no início da noite.

Ao contrário da plateia de Kylie, formado em sua maioria por homens mais velhos, a maior parte da plateia do Little Mix era feminina e mais jovem, contando com muitas crianças e adolescentes. Os fãs balançavam bexigas amarelas e verdes logo antes do começo da apresentação, enquanto gritavam o nome do grupo em coro.

Dia das Mulheres

O grupo começou a apresentação homenageando o Dia Internacional das Mulheres. O telão mostrava imagens de protestos femininos quando as três integrantes do grupo presentes, Jade Thirlwall, Leigh-Anne Pinnock e Jesy Nelson, subiram ao palco e começaram a cantar a canção "Salute", seu single mais famoso e uma canção que incentiva o empoderamento feminino. As próximas faixas, "Power" e "Woman Like Me", também lidavam com esses temas.

Sem Perrie

Diversas vezes, o grupo citou a ausência de Perrie Edwards (que cancelou sua participação devido a uma doença) e disse ao público o quanto a cantora desejava estar presente no show.

"Essa é a música preferida de Perrie de cantar nos shows, por favor, cantem para ela", disse Jesy antes da canção "Shout out To My Ex". A faixa é vista como uma música de superação direcionada a Zayn Malik, ex-membro da boyband One Direction com quem Perrie namorou por quatro anos.

Diferente de grande parte das atrações do festival, o palco das Little Mix não contava com grandes estruturas ou muitas pessoas presentes. O telão fazia o papel de ajudar a definir o "mood" da apresentação, mostrando animações e imagens dos clipes do grupo.

As cantoras eram acompanhadas somente por quatro bailarinos e não tinham banda, cantando sobre as bases eletrônicas de suas faixas. Os figurinos também foram os mesmos do começo ao fim do show.

Fãs fiéis - parte 2

Como é de costume para artistas com fãs jovens, as cantoras ficaram impressionados com a fidelidade do público, que conhecia e cantava cada letra de cada faixa que elas apresentavam. "Agora nós já sabemos quão loucos vocês são. Vocês são a melhor plateia pra quem já nos apresentamos", disse Leigh-Ann. O grupo também homenageou o Brasil, balançando leques estampados com a bandeira e tocando uma base de funk no meio da faixa "Bounce Back".

LGBT

Um momento emocionante no show foi a apresentação da faixa "Secret Love", uma ode a relacionamentos LGBT. Mostrando no telão uma bandeira no Brasil com as cores da bandeira LGBT, o grupo mostrou ter conhecimento da situação política do Brasil, com Jade dizendo: "Sabemos que as pessoas no poder não estão tratando vocês bem, mas se lembrem que vocês não precisam da aprovação de ninguém para saberem quem são". A apresentação da música rendeu muitos olhos marejados na plateia.

"Vocês estão preparados para serem sexy?", perguntou Leigh-Ann antes da parte final do show, uma sequência de músicas mais sensuais e com um toque de reggaeton, como "Reggaeton Lento Remix" e "No More Sad Songs". Durante o show todo, mas especialmente neste momento, o trio impressionou com a habilidade de cantar e dançar as coreografias complicadas do grupo sem perder o fôlego.

"Depois de fechar o show com a faixa "Touch", o grupo se abraçou e terminou o show agradecendo novamente aos fãs brasileiros. "Vocês são a melhor plateia de todas, te amamos São Paulo", falou Jesy logo antes de encerrar o festival.

Little Mix, Iza e mais! O 2º dia do festival GRLS!