'Vingadores: Ultimato' conquistou um recorde indesejado no Oscar
"Vingadores: Ultimato" foi o filme mais badalado de 2019, atingindo o recorde de bilheteria na história do cinema. No entanto, o longa da Marvel deixou o Oscar 2020 sem estatuetas, o que resulta em um recorde para os irmãos Russo e companhia —mas do tipo que ninguém gostaria de estabelecer.
O longa concorreu a apenas um Oscar, o de melhores efeitos especiais, e voltou para casa de mãos abanando. Antes dele, todos os filmes que haviam liderado a lista de maior bilheteria da história anteriormente conquistaram estatuetas no maior prêmio do cinema.
O site Fandom fez uma lista citando quanto cada "rei" de bilheteria levou no Oscar. "Titanic", por exemplo, saiu com 11 estatuetas. "E O Vento Levou..." faturou dez.
"Avatar" tinha a maior bilheteria da história antes dos US$ 2,79 bilhões de "Ultimato", e conquistou três Oscars.
Vale lembrar que, só no ano passado, a Marvel faturou quatro Oscars. "Pantera Negra" levou melhor figurino, melhor direção de arte e melhor trilha sonora, e "Homem-Aranha no Aranhaverso" foi eleito melhor animação.
E ainda perdeu para a DC
Em 2020, graças a "Coringa", a DC Comics superou a Marvel em número de Oscars. A quantidade se refere não só aos filmes da atual cronologia das editoras, mas a todo e qualquer longa inspirado nos personagens dos quadrinhos. Com os prêmios de melhor ator, para Joaquin Phoenix, e melhor trilha sonora original dado ao longa de Todd Phillips, a DC soma oito estatuetas douradas, enquanto a Marvel tem sete —já que "Vingadores: Ultimato" não ganhou o prêmio de melhores efeitos visuais, dado a "1917".
Joaquin Phoenix foi o segundo ator a ganhar o Oscar pela interpretação do vilão do Batman. Antes dele, Heath Ledger levou uma estatueta póstuma, de coadjuvante, por sua atuação em "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de 2008, que também ganhou na categoria edição de som.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.