Topo

Parasita vence com roteiro original; Jojo Rabbit leva com roteiro adaptado

Bong Joon-ho, diretor de "Parasita", posa no tapete vermelho durante a chegada a cerimônia do Oscar 2020, em Hollywood - REUTERS/Eric Gaillard
Bong Joon-ho, diretor de "Parasita", posa no tapete vermelho durante a chegada a cerimônia do Oscar 2020, em Hollywood Imagem: REUTERS/Eric Gaillard

Do UOL, em São Paulo

09/02/2020 22h42Atualizada em 10/02/2020 04h40

"Parasita" ganhou o Oscar 2020 de melhor roteiro original. O filme sul-coreano superou "Entre Facas e Segredos", "História de Um Casamento", "1917" e "Era Uma Vez Em... Hollywood". Esta é a primeira vez que um filme da Coreia do Sul leva uma estatueta dourada do maior prêmio do cinema mundial.

Em coreano, Bong Joon Ho agradeceu o prêmio. "Uma grande honra. Escrever um roteiro é um processo solitário. Escrevemos para um país, e esse é o primeiro da Coreia do Sul. Eu queria agradecer a minha esposa, todos os atores, foi um prazer dar vida a esse filme".

"Parasita" já havia feito história com suas seis indicações ao Oscar. Além de melhor roteiro original, o sul-coreano venceu as estatuetas de melhor filme, melhor direção e melhor filme internacional (antiga categoria de melhor filme estrangeiro).

Somente nos Estados Unidos, "Parasita" já ultrapassou US$ 31 milhões em bilheterias desde sua estreia, em 11 de outubro. Ele se tornou o filme estrangeiro de maior arrecadação em 2019 e o sétimo maior na história do país.

Já na categoria de melhor roteiro adaptado, "Jojo Rabbit" levou a melhor ao superar "O Irlandês", "Coringa", "Adoráveis Mulheres" e "Dois Papas".

Diretor e roteirista do longa, Taika Waititi subiu ao palco para receber a estatueta. "Eu quero agradecer a minha mãe. Sem ela não seria possível adaptar esse livro. Quero dedicar esse prêmios a todas as crianças indígenas do mundo que querem fazer arte e dançar e contar histórias. Nós somos os contadores de histórias originais, e nós podemos fazer isso aqui também", disse o neozelandês, de ascendência maori.