Topo

Adoráveis Mulheres: 5 motivos para ver o filme que chega hoje aos cinemas

Emma Watson, Florence Pugh, Saoirse Ronan e Eliza Scanlen são as irmãs March em Adoráveis Mulheres - Divulgação/Vanity Fair
Emma Watson, Florence Pugh, Saoirse Ronan e Eliza Scanlen são as irmãs March em Adoráveis Mulheres
Imagem: Divulgação/Vanity Fair

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

09/01/2020 12h08

As Adoráveis Mulheres do livro de Louisa May Alcott são apenas quatro irmãs, mas a história publicada originalmente há um século e meio chega hoje à sua sétima adaptação —só nas telonas! Se somadas às séries de TV e musicais, são outras dezenas de versões da obra —também conhecida como Mulherzinhas— que volta hoje aos cinemas com o filme de Greta Gerwig.

Aclamada por Lady Bird (2017), a diretora escalou novamente Saoirse Ronan para o papel principal em seu novo filme e deve ganhar mais prêmios com a adaptação. Ainda que retrate uma história já bastante explorada e de época, o filme ganha identidade própria com o roteiro adaptado também assinado por Greta. Entenda por que vale a pena conhecer as novas Adoráveis Mulheres.

Forte candidato ao Oscar

Adoráveis Mulheres chega aos cinemas no Brasil exatamente um mês antes do Oscar (a cerimônia acontece em 9 de fevereiro) e, ainda que as indicações para o principal prêmio do cinema não tenham sido reveladas, o filme tem tudo para ser um forte concorrente. Com um elenco popular e afinado, fotografia e figurino impecáveis, e toques de drama e humor na dose certa, a versão de Greta Gerwig já agradou bastante a crítica que viu o filme em festivais. Além disso, o filme estreou nos EUA e no Canadá no final de dezembro e tem feito uma bilheteria considerável, ainda mais se considerarmos a concorrência com blockbusters como Star Wars e Frozen, que estrearam em datas próximas.

Tem Meryl Streep

Meryl Streep - Divulgação - Divulgação
A diretora Greta Gerwig orienta Meryl Streep em Adoráveis Mulheres
Imagem: Divulgação

A dama do cinema e dona do recorde de indicações ao Oscar (são 21 até saírem as deste ano) está no elenco de Adoráveis Mulheres. Meryl Streep interpreta a tia das irmãs March, uma mulher solteira com humor difícil, mas que ensina muitas lições às suas sobrinhas. E ela está acompanhada de um time de outras atrizes incríveis.

Laura Dern é a matriarca da família March, e tem que segurar as pontas em casa com as quatro filhas enquanto o pai (Bob Odenkirk, de Better Call Saul) luta na Guerra Civil. Além de Saoirse Ronan (Jo March), um dos mais aclamados talentos da nova geração, o núcleo das irmãs ainda conta com Florence Pugh (Amy March), Emma Watson (Meg March) e Eliza Scanlen (Beth March).

É um clássico

Florence Pugh - Divulgação - Divulgação
Timothée Chalamet e Florence Pugh em cena de Adoráveis Mulheres
Imagem: Divulgação

Adoráveis Mulheres é baseado no livro Little Women, um romance clássico de Louisa May Alcott, adaptado com outros escritos da autora. Publicada em dois volumes nos anos de 1868 e 1869, a obra retrata a vida cotidiana de quatro irmãs desde a infância até a vida adulta. Com personalidades e talentos diferentes, elas se apoiam para enfrentar as pressões da época.

Na visão de Gerwig, é uma história clássica e ao mesmo tempo muito atual. A trama deve mexer especialmente com o público feminino, que deve se identificar com vários aspectos. É também uma boa oportunidade de ter contato com a obra caso você ainda não tenha lido o livro, publicado no Brasil pela editora Planeta e outros selos, já que a obra se encontra em domínio público.

É belíssimo na telona

Emma Watson - Divulgação - Divulgação
Emma Watson é orientada em cena de baile de Adoráveis Mulheres
Imagem: Divulgação

Além de possíveis indicações nas categorias principais no Oscar —como melhor filme, direção e atuação— Adoráveis Mulheres é forte candidato a categorias mais técnicas, como fotografia e figurino. A cena do baile com Emma Watson é um dos exemplos, quando ela surge deslumbrante em um vestido emprestado. As cores e a construção da iluminação e cenários também fazem brilhar os olhos em vários momentos.

Brasil representado

Rafael Silva - Divulgação - Divulgação
Rafael Silva, ator brasileiro que está em Adoráveis Mulheres
Imagem: Divulgação

Essa é uma curiosidade que vale destacar para o público brasileiro. Em meio a várias estrelas de Hollywood, Adoráveis Mulheres traz em seu elenco um talento brasileiro: o ator Rafael Silva. Ele interpreta um dos amigos de Friedrich Bhaer (Louis Garrel), o professor que encoraja Jo March a se tornar escritora e responsável por uma virada na história.

Rafael nasceu em São Paulo, mas também já viveu na Colômbia e se mudou aos 9 anos de idade para os EUA. Ele trabalha como ator há dez anos e já participou de séries e filmes americanos como ator, roteirista e produtor.