Entenda como Bafta irritou críticos com Scarlett Johansson e Margot Robbie
Resumo da notícia
- Tratado como "Oscar britânico", o Bafta é uma premiação de cinema e televisão
- A ausência de atores negros entre os indicados ao prêmio incomodou o público
- Internautas fazem acusações de racismo, mas o Bafta culpa a indústria do cinema
- Scarlett Johansson tem duas indicações, e Margot Robbie concorre duas vezes na mesma categoria; ambas são loiras e brancas
- O público questiona a ausência de nomes de outras etnias, como Lupita Nyong’o e Jennifer Lopez, que têm sido elogiadas
O Bafta culpou a indústria cinematográfica pela falta de indicações a atores negros, mas o público não deixou barato. Desde hoje cedo, quando a lista de indicados foi divulgada, a hashtag "Baftas So White", no Twitter, acumula críticas à premiação e acusa a academia britânica de racismo. Dentre as reclamações - que surgem em diferentes idiomas -, dois nomes são citados: Margot Robbie e Scarlett Johansson. As postagens não fazem crítica às atrizes, que trabalharam bem em seus filmes e não têm culpa pela falta de diversidade, mas as circunstâncias de suas indicações incomodam o público.
O caso de Margot Robbie é emblemático, já que a atriz concorre contra si própria. Ela recebeu duas indicações na mesma categoria: concorre ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pelos filmes o "O Escândalo" e "Era Uma Vez em... Hollywood". Ou seja, das cinco vagas da categoria, apenas três não são dela; ficaram com Laura Dern, Scarlett Johansson e Florence Pugh. Como as cinco indicadas são brancas e loiras, o público questiona se não havia espaço para uma atriz de outra etnia, como Jennifer Lopez, de "As Golpistas" (com atuação que rendeu a ela uma indicação ao Globo de Ouro).
A presença de Scarlett nesta categoria também levanta questionamentos. Indicada a melhor atriz coadjuvante por "Jojo Rabbit", ela também concorre ao prêmio principal, de melhor atriz, por "História de um Casamento" - filme que também está representado por Laura Dern na categoria de atriz coadjuvante. Lupita Nyong'o, atriz negra e destaque do filme "Nós", não foi indicada a nada.
Também não há mulheres indicadas ao prêmio de melhor diretor, e o trabalho de Greta Gerwig como diretora e roteirista em "Adoráveis Mulheres" tem sido elogiado. Lulu Wang, que dirigiu "A Despedida", também é citada nas redes.
Vale lembrar que o Bafta, além de ser tratado como "Oscar britânico", também serve de termômetro para as indicações do próprio Oscar. Ou seja, a esperança dos críticos é de que suas reclamações sejam ouvidas pela Academia em Los Angeles, nos Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.