Topo

Entenda como Bafta irritou críticos com Scarlett Johansson e Margot Robbie

Montagem com fotos de Scarlett Johansson e Margot Robbie - montagem com fotos de VALERIE MACON / AFP
Montagem com fotos de Scarlett Johansson e Margot Robbie Imagem: montagem com fotos de VALERIE MACON / AFP

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

07/01/2020 16h17

Resumo da notícia

  • Tratado como "Oscar britânico", o Bafta é uma premiação de cinema e televisão
  • A ausência de atores negros entre os indicados ao prêmio incomodou o público
  • Internautas fazem acusações de racismo, mas o Bafta culpa a indústria do cinema
  • Scarlett Johansson tem duas indicações, e Margot Robbie concorre duas vezes na mesma categoria; ambas são loiras e brancas
  • O público questiona a ausência de nomes de outras etnias, como Lupita Nyong’o e Jennifer Lopez, que têm sido elogiadas

O Bafta culpou a indústria cinematográfica pela falta de indicações a atores negros, mas o público não deixou barato. Desde hoje cedo, quando a lista de indicados foi divulgada, a hashtag "Baftas So White", no Twitter, acumula críticas à premiação e acusa a academia britânica de racismo. Dentre as reclamações - que surgem em diferentes idiomas -, dois nomes são citados: Margot Robbie e Scarlett Johansson. As postagens não fazem crítica às atrizes, que trabalharam bem em seus filmes e não têm culpa pela falta de diversidade, mas as circunstâncias de suas indicações incomodam o público.

O caso de Margot Robbie é emblemático, já que a atriz concorre contra si própria. Ela recebeu duas indicações na mesma categoria: concorre ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pelos filmes o "O Escândalo" e "Era Uma Vez em... Hollywood". Ou seja, das cinco vagas da categoria, apenas três não são dela; ficaram com Laura Dern, Scarlett Johansson e Florence Pugh. Como as cinco indicadas são brancas e loiras, o público questiona se não havia espaço para uma atriz de outra etnia, como Jennifer Lopez, de "As Golpistas" (com atuação que rendeu a ela uma indicação ao Globo de Ouro).

A presença de Scarlett nesta categoria também levanta questionamentos. Indicada a melhor atriz coadjuvante por "Jojo Rabbit", ela também concorre ao prêmio principal, de melhor atriz, por "História de um Casamento" - filme que também está representado por Laura Dern na categoria de atriz coadjuvante. Lupita Nyong'o, atriz negra e destaque do filme "Nós", não foi indicada a nada.

Também não há mulheres indicadas ao prêmio de melhor diretor, e o trabalho de Greta Gerwig como diretora e roteirista em "Adoráveis Mulheres" tem sido elogiado. Lulu Wang, que dirigiu "A Despedida", também é citada nas redes.

Vale lembrar que o Bafta, além de ser tratado como "Oscar britânico", também serve de termômetro para as indicações do próprio Oscar. Ou seja, a esperança dos críticos é de que suas reclamações sejam ouvidas pela Academia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Confira algumas reclamações: