Bafta culpa indústria por ter apenas atores brancos indicados a prêmios
Representantes do Bafta, principal premiação do cinema britânico, se mostraram decepcionados com a presença apenas de atores brancos nas indicações para 2020, anunciadas hoje em Londres. Porém, a situação é vista pela academia britânica como um reflexo de problemas na indústria cinematográfica.
"Gostaríamos que houvesse mais diversidade nas indicações, mas isso continua sendo um problema em toda a indústria", disse a diretora de premiação do Bafta, Emma Baehr, em entrevista à revista Variety.
"Gostaríamos de ver indicações mais diversas e trabalharemos para impulsionar mais o setor. Mas isso não deve desmerecer aqueles que foram indicados este ano", completou.
Já o presidente do comitê de cinema do Bafta, Marc Varuelson, disse ser "irritante a falta de diversidade nos indicados por atuações".
"É uma frustração que o setor não esteja se movendo tão rápido quanto certamente toda a equipe do Bafta gostaria", completou, em declaração à revista Variety.
A falta de diversidade nas indicações fez com que a hashtag #BaftasSoWhite (Bafta tão branco) aparecesse entre as mais usadas na manhã de hoje no Twitter. A hashtag faz referência ao movimento #OscarsSoWhite, que começou em 2016 pelos mesmos motivos e provocou uma série de mudanças entre o quadro de votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O Bafta enfrentou críticas semelhantes em 2017 e, no ano passado, prometeu agir para conseguir mudanças profundas. Pelo visto, não foi o caso.
3 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
É hipócrisia falar em diversidade no meio tanto cinematográfico quanto na mídia em geral. Desde a era da tv, viciaram as pessoas a assistirem propagandas, novelas, filmes... Onde o destaque é sempre um loirinho (a) de olhos azuis ou verdes com a pele branquinha como a neve. Os negros sempre tiveram dificuldade em mostrar seu valor. Na rede esgoto de televisão os papéis com as falas, quando distribuídos aos seus donos, sempre vem a palavra" ator negro", na indústria cinematográfica não é diferente. Na tal academia que vota nos destaques do Óscar é pior ainda quando se fala em preconceito!
De cabeça a única atuação acima da média foi da Lupita Nyong em Us. Mas creio que seria forçar a amizade uma indicação.. Masculino não lembro de nada que tenha se destacado.