Marcos Veras, Clarice Falcão e artistas repudiam atentado ao Porta
Vários artistas usaram suas redes sociais para repudiar o atentado contra a sede da produtora do canal Porta dos Fundos, ocorrido na véspera do Natal (24). O prédio, que fica no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro, foi atingido por dois coquetéis molotov. Um dos seguranças conseguiu controlar o princípio de incêndio e não houve feridos. Recentemente, o grupo causou polêmica ao retratar Deus mentiroso e Jesus gay em seu já tradicional especial de Natal para a Netflix.
A Polícia Civil do Rio investiga a participação de um grupo que se diz integralista no atentado contra a sede da produtora. Ontem, os integrantes desse grupo divulgaram um vídeo com imagens do ataque no YouTube.
Marcos Veras lamentou o ocorrido e se solidarizou com os colegas que trabalham no Porta dos Fundos. "Sou católico, tenho muita fé e acredito em Deus. Rezo antes de sair de casa, oro antes de dormir todas as noites. Pratico minha religiosidade e espiritualidade todos os dias. Mas são inadmissíveis esses ataques a liberdade de expressão, a cultura, a arte, aos artistas e principalmente ao humor", escreveu o ator no Instagram.
Veras disse que o humor foi sempre bem recebido pelos brasileiros. "E que agora vem sendo vítima da patrulha do fanatismo religioso, político. Não tem a ver com esquerda, direita. Tem a ver com democracia. E por último. Humor! Humor salva. Pode acreditar! Ria! Ria de si! Jesus é super bem humorado. E acima de tudo, pra você que ataca e se diz religioso, JESUS É AMOR! Ele está puto com você que é intolerante, preconceituoso e que na prática, no dia dia não pratica nada que ele ensinou. Viva O Humor! Viva O Porta! Viva a Democracia! Viva Deus!", completou.
O apresentador Marcelo Tas comentou: "Todo apoio e carinho contra qualquer violência e atentado à liberdade de expressão".
A atriz Clarice Falcão escreveu no Twitter que o Porta dos Fundos "foi vítima de um ataque fascista".
"Já estive em algumas esquetes controversas e lembro que recebemos ameaças de processo, notas de repúdio e pedidos de boicote - nunca isso. São tempos tristes e assustadores. Minha solidariedade a todos do Porta. Estamos juntos".
"Terrorismo fundamentalista! Seguimos juntos e atentos!", disse Zélia Duncan.
O escritor Paulo Coelho disse que "se os terroristas que atacaram o Porta dos Fundos não forem imediatamente punidos, isso vai empurrar o país para conflito de proporções gigantescas".
O deputado federal (PSOL) Marcelo Freixo escreveu no Twitter que os discursos precedem os atos de ódio. "O fanatismo bolsonarista está alimentando a violência de grupos de extrema-direita pelo país, como aconteceu no atentado terrorista contra o Porta dos Fundos".
O humorista Antônio Tabet agradeceu o apoio recebido. "Obrigado a todos pelas inúmeras e revigorantes mensagens de apoio e carinho. Estaremos sempre juntos contra qualquer preconceito. O amor sempre vence".
.
As imagens captadas pelas câmeras de segurança do prédio já foram enviadas para a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, que deve conduzir uma investigação em busca dos responsáveis pelo crime. O colunista do UOL Mauricio Stycer teve acesso à descrição das imagens, que mostram três homens participando do atentado. O caso foi registrado na 10ª DP, no bairro de Botafogo como crime de explosão. "A perícia foi realizada no local e a equipe do Esquadrão Antibombas arrecadou fragmentos dos artefatos para análise. Diligências estão em andamento para esclarecer o caso", informou a Polícia Civil.
Em nota, os integrantes do Porta dos Fundos afirmam que estão "confiantes que o país sobreviverá a essa tormenta de ódio e o amor prevalecerá junto com a liberdade de expressão". Fábio Porchat também se manifestou no Twitter: "Não vão nos calar. É preciso estar atento e forte".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.