Topo

Eriberto Leão viraliza ao explicar "chifrinho do metal" no Rock in Rio

Eriberto Leão dá entrevista para Ana Clara no Multishow - Reprodução/Multishow
Eriberto Leão dá entrevista para Ana Clara no Multishow Imagem: Reprodução/Multishow

Do UOL, em São Paulo

05/10/2019 08h00

O Rock in Rio 2019 teve seu novo "hoje é noite de rock, bebê". E foi com Eriberto Leão. O ator deu entrevista ao Multishow e gerou todo tipo de reação ao tentar explicar o que significa chifrinho, feito com os dedos pelos fãs de metal - com gente resgatando o vídeo de Christiane Torloni, que ficou famoso em 2011.

Eriberto, grande fã do Iron Maiden, viralizou por conta de sua elaborada teoria para explicar o gesto e porque curte tanto rock: "O rock 'n roll faz você questionar, o rock 'n roll te salva. Não é à toa que ele tem esse símbolo, que pouca gente sabe o que significa". A entrevistadora Ana Clara, ex-BBB, deu corda: "O que? Me conta...".

"É o positivo e o negativo em perfeito equilíbrio. Mas o positivo é quem domina, porque o universo está em expansão constante. Pós-Big Bang, o universo expande. O Big Crunch [em português, o Grande Colapso], que seria o Big Bang ao contrário, não é mais considerado pelos físicos. Então, a gente está em expansão constante. São os prótons, que se expandem, é o positivo. O elétron contrai, é o negativo. Então o rock n' roll é o positivo e o negativo em perfeito equilíbrio. Por que negar o negativo, ha-ha, é burrice", concluiu a teoria.

Entendeu?

O ator disse que teve o "insight" quando fazia Jim Morrison no musical Jim. "Isso veio de alguma conexão com ele, com William, Blake, com as influências da contracultura. O rock n' roll é muito mais do que música", continuou ele, que na entrevista de cerca de quatro minutos.

Vale lembrar que o símbolo foi imortalizado por Ronnie James Dio, mas uma banda anterior o usou pela primeira vez.

Eriberto ainda prosseguiu: "Tem gente que vai criticar: 'O cara tá viajando? Não, se não tivéssemos essa postura, não teríamos as grandes invenções que revolucionaram a nossa civilização. Então, vamos respeitar a viagem de cada um, respeitar o próximo, a opinião de cada um e prestar atenção, porque ninguém é senhor da verdade, muito menos eu. Mas que tenhamos essa empatia, porque love is all you and we need (amor é tudo que você e nós precisamos".

Eriberto esteve na noite do metal, que reuniu nomes de peso da música pesada: Iron Maiden foi o headliner, com Scorpions fechando a noite no Palco Mundo e a presença de grupos como Helloween e o ícone do thrash metal Slayer se despedindo do Brasil, no Palco Sunsert.