Diretor de Bacurau parabeniza filme rival por escolha para o Oscar: "Feliz por ele"
O diretor de Bacurau, Kleber Mendonça Filho, parabenizou o cineasta Karim Ainouz por seu filme, A Vida Invisível, ter sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na corrida pelo Oscar 2020 da categoria melhor filme internacional, anteriormente chamada de melhor filme estrangeiro.
"Karim Ainouz, diretor de A Vida Invisível, é um grande cineasta brasileiro. Feliz por ele. E fica aqui um abraço pro Rodrigo e um beijo para Fernanda Montenegro!", escreveu Kleber Mendonça Filho no Instagram em uma foto ao lado do diretor indicado para representar o Brasil no Oscar.
O anúncio do filme nacional concorrente ao Oscar foi feito hoje na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, durante encontro com jornalistas.
Bacurau repete frustração para Kleber Mendonça Filho
A escolha do Brasil por A Vida Invisível frustra as expectativas da equipe de Bacurau. O diretor Kleber Mendonça Filho também ficou fora da corrida do Oscar três anos atrás, com seu filme anterior, Aquarius.
Na época, o escolhido foi o longa Pequeno Segredo, de David Schürmann, o que levantou suspeitas sobre um possível boicote político na decisão, já que, no Festival de Cannes, a comitiva de Aquarius havia protestado no tapete vermelho contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, classificado como "golpe".
Este ano, atores, diretores e produtores de Bacurau, uma alegoria sobre dominação, violência e resistência, também adotaram postura crítica em relação ao presidente Jair Bolsonaro, e ao que chamam de censura promovida pelo governo federal à Ancine e ao setor audiovisual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.