Topo

Diretor de Bacurau parabeniza filme rival por escolha para o Oscar: "Feliz por ele"

Kleber Mendonça Filho - Pascal Le Segretain/Getty Images
Kleber Mendonça Filho Imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

27/08/2019 13h50

O diretor de Bacurau, Kleber Mendonça Filho, parabenizou o cineasta Karim Ainouz por seu filme, A Vida Invisível, ter sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na corrida pelo Oscar 2020 da categoria melhor filme internacional, anteriormente chamada de melhor filme estrangeiro.

"Karim Ainouz, diretor de A Vida Invisível, é um grande cineasta brasileiro. Feliz por ele. E fica aqui um abraço pro Rodrigo e um beijo para Fernanda Montenegro!", escreveu Kleber Mendonça Filho no Instagram em uma foto ao lado do diretor indicado para representar o Brasil no Oscar.

O anúncio do filme nacional concorrente ao Oscar foi feito hoje na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, durante encontro com jornalistas.

Bacurau repete frustração para Kleber Mendonça Filho

A escolha do Brasil por A Vida Invisível frustra as expectativas da equipe de Bacurau. O diretor Kleber Mendonça Filho também ficou fora da corrida do Oscar três anos atrás, com seu filme anterior, Aquarius.

Na época, o escolhido foi o longa Pequeno Segredo, de David Schürmann, o que levantou suspeitas sobre um possível boicote político na decisão, já que, no Festival de Cannes, a comitiva de Aquarius havia protestado no tapete vermelho contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, classificado como "golpe".

Este ano, atores, diretores e produtores de Bacurau, uma alegoria sobre dominação, violência e resistência, também adotaram postura crítica em relação ao presidente Jair Bolsonaro, e ao que chamam de censura promovida pelo governo federal à Ancine e ao setor audiovisual.

8 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Marcelo Rabelo

Cara, dá nojo de certos comentários. Os filmes de Kleber Mendonça Filho são premiados nos maiores festivais de cinema do mundo! Engraçado que filme americano é cheio de ator "esquerdista" mas todo mundo assiste sem falar em política...

Leo Meira

Bacural é inverossímel.

publicidade