Topo

Filmes e séries


Morre Rutger Hauer, conhecido por viver vilão de Blade Runner, aos 75

Rutger Hauer em cena de Blade Runner: O Caçador de Androides - Reprodução
Rutger Hauer em cena de Blade Runner: O Caçador de Androides Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

24/07/2019 13h58

O ator holandês Rutger Hauer, cuja carreira ficou marcada principalmente pelo papel do vilão Roy Batty no filme Blade Runner: O Caçador de Androides (1982), morreu na última sexta-feira, aos 75 anos, após uma "breve doença" não especificada. A Variety confirmou hoje a notícia, através do agente do ator, Steve Kenis.

Hauer começou a atuar nos anos 60, e ganhou destaque através da parceria com um compatriota holandês, o diretor Paul Verhoeven. Juntos, eles fizeram os longas Louca Paixão, O Amante de Kathy Tippel e Soldado de Laranja, lançados entre 1973 e 1977.

Ruger Hauer na série True Blood, onde atuou entre 2013 e 2014 - John P. Johnson/HBO
Ruger Hauer na série True Blood, onde atuou entre 2013 e 2014
Imagem: John P. Johnson/HBO

Logo, Hauer foi cooptado por Hollywood, aparecendo ao lado de Sylvester Stallone em Falcões da Noite, em 1981. Em Blade Runner, enfrentou o Rick Deckard de Harrison Ford na pele de Roy Batty, líder de uma gangue de androides (ou "replicantes", no termo usado pelo filme) foragida.

O filme de ficção científica dirigido por Ridley Scott não foi bem nas bilheterias na época, mas ganhou status de cult com o passar dos anos. Enquanto isso, Hauer encarnou outro papel marcante em O Feitiço de Áquila, de 1985.

No longa de fantasia de Richard Donner, Hauer e Michelle Pfeiffer viviam um casal amaldiçoado -- enquanto ela se transformava em um gavião durante o dia, ele virava um lobo durante a noite, condenando-os a nunca estarem juntos como humanos.

Outros filmes de destaque da carreira de Hauer incluíram Conquista Sangrenta (1985, retomada de sua parceria com Verhoeven), A Morte Pede Carona (1986), Fúria Cega (1989), Buffy, A Caça-Vampiros (1992), Confissões de Uma Mente Perigosa (2002), Sin City: A Cidade do Pecado (2005), Batman Begins (2005) e Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017).

Já na TV, o ator holandês apareceu em títulos como Alias: Codinome Perigo, Smallville: As Aventuras do Superboy, True Blood e The Last Kingdom. Hauer venceu um Globo de Ouro em 1988, pelo telefilme Fuga de Sobibor, e foi indicado novamente em 1995, por A Nação do Medo.

Filmes e séries