Topo

Por que Jar Jar Binks, de Star Wars, está nos assuntos mais comentados do Twitter

Jar Jar Binks em cena de Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999) - Divulgação
Jar Jar Binks em cena de Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999) Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

08/07/2019 14h19

O personagem mais polêmico da saga Star Wars voltou aos holofotes na manhã de hoje. O nome de Jar Jar Binks, a desajeitada criatura vivida por Ahmed Best na franquia espacial, foi parar nos Trending Topics do Twitter graças a um meme, e às reações exageradas a ele.

Tudo começou com Mark Hamill, o Luke de Star Wars, que repostou uma brincadeira para os fãs da saga. A imagem usa o mês de nascimento de cada um e a primeira letra de seu nome para revelar o seu "destino" no universo Star Wars.

O teste resultou em um destino trágico para o ator: seu planeta natal foi destruído por um stormtrooper sem nome. Só que, para os nomes com J, a brincadeira designava justamente Jar Jar Binks -- e, conforme fãs chamados Jason, Jonathan ou Jennifer retuitavam a brincadeira de Hamill, as menções ao nome do personagem dispararam na rede social.

"Meu planeta foi destruído por Jar Jar Binks... Provavelmente o pior destino que alguém pode ter em Star Wars, mas faz sentido, com a sorte que eu tenho", disse um deles.

"Não há destino mais humilhante em Star Wars do que ter minha mão foi decepada por Jar Jar Binks", comentou outro.

"Destino em Star Wars: Morto em um duelo de sabres de luz contra Jar Jar Binks. Porque é claro que sim", se indignou outro.

Mas atenção, porque tudo que é ruim sempre pode piorar: "Eu me casei com Jar Jar Binks. Existe algum destino pior?", escreveu um fã para Hamill.

Depois da primeira leva de menções ao personagem, a aparição do nome de Binks nos Trending Topics do Twitter casou um efeito "bola de neve": a quantidade de pessoas perguntando porque o personagem estava lá só fez sua classificação subir.

Como definiu bem um jornalista: "Jar Jar Binks está nos Trending Topics porque as pessoas estão perguntando por que Jar Jar Binks está nos Trending Topics. Não há nada mais Jar Jar Binks do que isso".