Topo

Geek

Por que Homem-Formiga será mais importante em "Vingadores 4" do que você imagina

Marvel Studios
Paul Rudd, o Homem-Formiga, em cena de "Homem-Formiga e a Vespa" Imagem: Marvel Studios

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

15/12/2018 04h00

Após muitas especulações, o quarto filme da franquia "Vingadores" tem trailer e nome oficial. "Ultimato" chega aos cinemas em 25 de abril de 2019 para mostrar como os heróis da Marvel vão vencer o poderoso Thanos (Josh Brolin), que dizimou meio universo com um pequeno estalar de dedos.

Como vimos nas primeiras cenas do filme, Homem-Formiga/Scott Lang (Paul Rudd) conseguiu sair do Reino Quântico após o final de "Homem-Formiga e a Vespa" e vai direto para o quartel-general dos Vingadores buscar respostas.

Porém, o papel do herói no desfecho da saga bilionária pode ser muito maior do que você imagina. Veja abaixo os motivos.

Experiência com outras dimensões

Conforme vimos nos filmes solo do herói, Homem-Formiga tem experiência com o Reino Quântico. De alguma forma (isso só saberemos vendo ao filme), ele conseguiu sair daquela dimensão alternativa sem a ajuda da família Van Dyne, que virou poeira com o ato de Thanos. Scott Lang poderá ser essencial para os Vingadores caso realmente a teoria que defende a viagem no tempo se concretize na saga.

E ninguém sabe mais do Reino Quântico -- um lugar onde é possível viajar no tempo -- do que o Homem-Formiga. O personagem aprendeu muito com Hank Pym durante os anos e, pelo que vimos no trailer, ele continua com a mesma van usada na cena pós-crédito do seu segundo filme solo. Ou seja, os equipamentos poderosos desenvolvimentos pelo genial físico podem estar com ele. 

Vale ressaltar também que uma foto vazada dos bastidores mostra o Homem-Formiga no meio da Batalha de Nova York, que rolou no primeiro filme dos Vingadores, quando o Capitão América (Chris Evans) ainda usava seu uniforme mais antigo. As teorias de viagem no tempo ganharam força e aquela história de que uma alteração no passado pode influenciar diretamente tudo no futuro vai ser importante no enredo.

Reprodução
Scott Lang em cena de "Vingadores: Ultimato" Imagem: Reprodução

Thanos não sabe quem ele é 

Um detalhe importante de "Vingadores: Ultimato" é que Thanos não conhece o Homem-Formiga. O herói não apareceu durante "Guerra Infinita", porque estava cumprindo prisão domiciliar, enquanto isso Capitão América, Thor (Chris Hemsworth), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e o restante da turma lutava pela sobrevivência do universo.

Após vencer facilmente Hulk (Mark Ruffalo), Thanos pode acreditar que o incrível Vingador verde não é tão importante, e caso semelhante pode ocorrer com Scott Lang. Um personagem que fica do tamanho de uma formiga consegue ser tão imponente perante o Titã Louco? O vilão pode até achar que não, ou simplesmente nem ver o Homem-Formiga se aproximando, o que é uma vantagem para os heróis da Marvel.

Como o computador quântico vai solucionar problemões do tamanho do Universo

Leia mais

O Homem-Formiga ainda pode funcionar como uma terceira parte dentro do grupo, justamente por não ter passado pelos traumas de seus colegas Vingadores. O ódio que os outros personagens carregam será muito maior do que o de Scott Lang, que chega com uma visão limpa e racional para derrotar Thanos. 

Alívio cômico

A aparição final de Homem-Formiga no primeiro trailer de "Vingadores: Ultimato" é a prova de que o papel de Scott Lang não será o de coadjuvante. É importante apontar também que o personagem será responsável por acrescentar uma veia cômica no filme, após o drama de "Guerra Infinita" tomar conta dos personagens.

Claro que o mundo está em pedaços e a carga emocional que envolve a franquia é alta, mas a inexperiência do herói perto dos seus colegas poderá quebrar o gelo do filme e trazer um pouco do clima dos seus filmes solo para a franquia.