Topo

Lady Gaga, Adele, Laís Bodanzky: Academia do Oscar convida 842 novos membros

Cineasta Laís Bodanzky recebe prêmio de Melhor Filme por "Como Nossos Pais", em Gramado - Diego Vara/Pressphoto
Cineasta Laís Bodanzky recebe prêmio de Melhor Filme por "Como Nossos Pais", em Gramado Imagem: Diego Vara/Pressphoto

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/07/2019 15h36

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou hoje quem são os profissionais da indústria convidados a fazer parte da lista de membros da organização. Em 2019, a Academia que concede o Oscar convidou 842 novos membros, entre atores, diretores, roteiristas e profissionais de outras áreas.

Um dos destaques da lista é Lady Gaga, que solidificou sua carreira de atriz no ano passado com Nasce Uma Estrela, que lhe rendeu indicação ao Oscar. Já Adele foi chamada para fazer parte do braço musical da Academia -- a britânica venceu uma estatueta do Oscar por Skyfall, música do filme homônimo de 007. As duas são acompanhadas ainda por Annie Lennox e Mark Ronson, também conhecidos por suas carreiras musicais.

Entre o contingente de diretores, destaque para a brasileira Laís Bodanzky, conhecida por dirigir filmes como O Bicho de Sete Cabeças e As Melhores Coisas do Mundo. Ela é acompanhada por nomes como Jonathan M. Chu (Podres de Ricos), Will Gluck (A Grande Mentira), Jennifer Kent (O Babadook) e a dupla Phil Lord e Chris Miller (Uma Aventura LEGO).

Outros dois brasileiros convidados para a Academia em 2019 foram Lucy e Luiz Carlos Barreto, casal que está por trás de sucessos do cinema nacional, como Casa de Areia, O Que é Isso Companheiro?, O Quatrilho e Flores Raras. Também na lista está o ator Héctor Bonilla, conhecido por aqui por participar do episódio Um Astro Cai na Vila, da série Chaves, interpretando a si mesmo.

Jovens talentos de Hollywood, como Claire Foy (The Crown, O Primeiro Homem) e Tom Holland (Homem-Aranha: Longe de Casa), também foram convidados. A lista ainda inclui três atores do elenco de Pantera Negra: Sterling K. Brown, Winston Duke e Letitia Wright.

Eles são acompanhados, entre os intérpretes, por nomes como Adewale Akinnuoye- Agbaje (Esquadrão Suicida, Lost), Jamie Bell (Rocketman), Gemma Chan (Podres de Ricos), Marina de Tavira (Roma), Stephen Dillane (Game of Thrones), Lennie James (The Walking Dead), Barry Keoghan (Chernobyl, Dunkirk), Damian Lewis (Homeland, Billions), Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale), Archie Panjabi (The Good Wife), Will Poulter (Black Mirror: Bandersnatch), Andrea Riseborough (Birdman) e Alexander Skarsgard (Big Little Lies).

As mulheres representam exatamente 50% dos convidados a fazer parte da Academia em 2019. Caso todas aceitem o convite, o contingente feminino formará 32% da totalidade de membros da instituição. 29% dos convidados são pessoas não caucasianas, o que ampliaria a diversidade racial da Academia para 16%.