Topo

Data da morte de André Matos pode virar dia do metal nos estados de SP e Goiás

Andre Matos se apresenta no Porão do Rock, em 2014 - Beto Barata/ UOL
Andre Matos se apresenta no Porão do Rock, em 2014 Imagem: Beto Barata/ UOL

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

19/06/2019 09h58

Deputados estaduais de São Paulo e Goiás querem transformar o dia 8 de junho, data da morte do cantor André Matos, no dia do heavy metal. O cantor morreu aos 47 anos após sofrer um infarto. Um projeto semelhante também foi protocolado pelo município de São Paulo pelo vereador Quito Formiga na terça-feira (11).

Em São Paulo, o deputado estadual Coronel Telhada protocolou o projeto de lei 773/2019 na última quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto foi publicado no Diário Oficial do estado no sábado (15).

Continua após publicidade

Em sua justificativa, o deputado diz que a data foi escolhida pelos fãs do cantor em uma petição pública que atingiu, até a publicação do projeto de lei, 34.989 assinaturas. O texto destaca ainda que André Matos era um paulistano conhecido mundialmente, valorizado pelo seu trabalho como cantor, compositor, maestro e pianista brasileiro.

Em Goiás, o projeto de lei do Dia do Heavy Metal, feito pelo deputado Henrique Arantes, foi apresentado ontem. Em sua justificativa, o parlamentar disse que é um entusiasta do heavy metal brasileiro e afirmou que o Angra e o Sepultura "são as duas bandas mais famosas de heavy metal que o Brasil já teve" e destacou que Andre Matos "colocou o Brasil em um cenário que é predominantemente alemão, inglês e estadunidense".

Ao UOL, o guitarrista Felipe Machado, um dos fundadores do Viper (primeira banda de Andre) e amigo de infância do vocalista, destacou a importância do heavy metal para a cultura brasileira.

"É uma pena que tenha sido necessário morrer um artista como Andre Matos para que o poder público prestasse atenção ao tamanho e importância que o rock e o heavy metal têm para a cultura brasileira. Não apenas por sua fiel e leal multidão de fãs, que sempre lota shows, festivais e estádios, mas pelos seus músicos de qualidade que valorizam o Brasil no exterior e ajudam a reduzir o estereótipo de país que só exporta mulher rebolando e jogador de futebol. O Dia do Metal é uma homenagem justa ao Andre e uma conquista de todos os fãs de rock", disse Felipe Machado.

Vida dedicada ao metal

Andre Matos - Divulgação/Ricardo Ferreira - Divulgação/Ricardo Ferreira
O vocalista Andre Matos em 2015, comemorando 30 anos de carreira na turnê "30th Anniversary Tour"
Imagem: Divulgação/Ricardo Ferreira
Andre Matos começou a carreira ainda adolescente nos anos 80, com a banda Viper.

Em 1991, fundou o Angra com seus amigos de faculdade, os guitarristas Rafael Bittencourt e André Linhares. Ele deixou o Angra em 2000, depois de uma briga com os empresários e com Rafael Bittencourt, que segue até hoje com outros integrantes. A briga gerou, em 2016, duas turnês distintas para celebrar os 20 anos do disco "Holy Land".

Após deixar o Angra, ele fundou o Shaman ao lado do baixista Luis Mariutti e do baterista Ricardo Confessori, que também deixaram o Angra. A formação original durou até 2006, e, a partir de 2007, o vocalista seguiu em carreira solo.

Em 2018, o Shaman voltou com sua formação original para uma turnê comemorativa. A banda estava fazendo shows desde setembro do ano passado com Andre Matos nos vocais, Hugo Mariutti na guitarra, Luis Mariutti no baixo e Ricardo Confessori na bateria.

Familiares de Andre Matos falam sobre a morte do cantor

UOL Entretenimento

24 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Célio Azevedo

Homenagem ao Andre Matos no Rock in Rio já!

Roberto Iwai

Merecido! Dava orgulho morar no Japão e ver displays enormes de CD's do Angra, Shaman lado a lado de um Nickelback, Nirvana e MF Doom e aposto que isso pode se tornar uma data mundial.

publicidade