Topo

Atriz de "Smallville" é acusada de manter "escrava" para culto sexual

A atriz Allison Mack - Drew Angerer/Getty Images
A atriz Allison Mack Imagem: Drew Angerer/Getty Images

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

11/06/2019 18h47

Uma mulher que afirma ter sido tratada como escrava acusa Allison Mack, de "Smallville", de atrair mulheres para o culto sexual XIVM, liderado por Keith Raniere.

A testemunha de 31 anos, identificada apenas como "Nicole", disse durante testemunho em um tribunal que encontrou com a atriz em 2014, quando passava por dificuldades financeiras. Ela entrou no grupo no mesmo ano, por conselho do namorado, para fazer cursos que combinavam atuação e psicologia.

Ela declarou que ficou incomodada com a forma como as pessoas idolatravam Raniere, mas logo começou a dar aulas e ganhar dinheiro. Em fevereiro de 2016, Nicole foi convidada por Mack a se juntar ao "Vow", o grupo de mentoras do XIVM.

"Ela me contou sobre essa organização de mulheres", testemunhou a suposta vítima. "Isso me faria sentir melhor. Seria exatamente o que me ajudaria a sair de onde eu estava mentalmente naquele momento."

Nicole afirmou que Mack a convenceu a uma série de "garantias" caso decidisse ir embora, como assinar um termo explicando que foi estuprada pelo pai e documentos liberando NXIVM de responsabilidade por "danos físicos e psicológicos".

A mulher diz que viveu uma relação de "escravo e mestre", sendo dominada psicologicamente por Mack, que a proibia de sair do grupo e até de fazer sexo com seu namorado. "[Mack] disse que não poderia me deixar sair, por mais que eu chorasse, porque me mostraria que, caso eu chorasse muito forte, poderia conseguir qualquer coisa".

Um dia, Nicole foi levada até Raniere vendada e Mack disse para ela ser "uma boa escrava". A vítima teve os pulsos e tornozelos amarrados e então começaram a fazer sexo oral nela. "Eu estava tão confusa. Foi aterrorizante", disse a testemunha.

Raniere está sendo julgado por tráfico sexual, conspiração, extorsão, trabalho forçado e lavagem de dinheiro. Já Allison Mack se declarou culpada em abril por conspiração e extorsão.