Topo

Como Zachary Quinto se transformou em um vampiro de 135 anos em "NOS4A2"

A transformação de Zachary Quinto em "NOS4A2"

UOL Entretenimento

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

16/05/2019 14h07

"NOS4A2", nova série de terror da AMC que estreia no dia 3 de junho, apresenta a história de um vampiro de 135 anos que suga a alma de crianças abandonadas. Em vez de ficar focado apenas na terrível criatura, o projeto, baseado na obra homônima de Joe Hill (filho de Stephen King), junta o lado sobrenatural com problemas da vida real como violência doméstica, solidão e bullying.

Zachary Quinto, experiente no mundo da ficção científica e do terror, vive Charlie Manx, o protagonista que "ajuda" crianças sozinhas no mundo. Ele as leva para um lugar mágico onde todo dia é Natal, e pensa que está fazendo algo de positivo para elas enquanto simplesmente sacia sua sede. Porém, a jovem Vic (Ashleigh Cummings) surge como uma inimiga e um poder que nem ela entende direito.

O ator passou horas na sala de maquiagem para se transformar no vilão, e foi obrigado a usar uma roupa especial e muitas próteses no rosto para a série. "Charlie é dividido em cinco fases: na casa dos 40 anos, com 65 anos, 85 anos, 105 anos e 135 anos", explica Zachary durante passagem pelo Brasil para divulgar a série. "A versão mais velha demorou quatro horas para que toda a maquiagem ficasse completa".

Zachary Quinto como Charlie Manx na série "NOS4A2" -  Zach Dilgard/AMC -  Zach Dilgard/AMC
Zachary Quinto como Charlie Manx na série "NOS4A2"
Imagem: Zach Dilgard/AMC

E não é só a aparência de Zachary que muda na série. Há todo um trabalho de trejeitos e vozes para que o seu personagem fique assustador -- e realista. "Entender como ele se comporta em cada fase da vida foi essencial. Eu parti de um lado psicológico e explorei o tipo de pessoa que ele é. Charlie é insaciável e está sempre procurando por validação, poder e energia".

"Eu comecei a imaginar o que aconteceria se ele não tivesse tais elementos, se não conseguisse se alimentar. Aos poucos, ele fica vazio, fraco e com uma postura diferente. Eu pensei em algumas coisas específicas para demonstrar seu envelhecimento, como as mãos contorcidas e cinzentas, depois explorei o que faria com a sua voz."

Não é fácil imaginar como seria uma pessoa -- ou uma criatura horrenda -- de 135 anos, e isso foi um obstáculo para o ator durante as gravações. "Às vezes, durante as filmagens, eu refazia a cena porque não conseguia uma voz com credibilidade. Não sentia uma conexão. Ele é muito manipulativo, e sabe como usar as palavras para ter o que deseja. Então a voz foi uma das coisas mais importantes do processo."

Acostumado com os "exquisitos"

"Há algo de tedioso em fazer protagonistas masculinos comuns", analisa Zachary sobre ser identificado com personagens diferentes em séries e filmes. O ator, que tem no currículo projetos como "Star Trek", "Heroes" e "American Horror Story", diz que o que o atrai em um papel é um material interessante que seja bem escrito e tenha dinâmica. .

Para o norte-americano, a melhor coisa de trabalhar com produções de terror é como os fãs do gênero são absorvidos e prestigiam as produções. "A ficção científica e o terror têm uma base de admiradores no mundo inteiro. Não há melhores fãs do que esses, eles investem no que estamos fazendo".

Em "NOS4A2", Zachary foi conquistado pelo vampiro manipulador pela complexidade do personagem. "Ele é um ser complicado, e sei por experiência própria que as pessoas me identificam com esse tipo de papel. Eu espero que essa seja uma motivação para que vejam a série. É um universo maravilhoso, e acho que há muita coisa lá".

"O que eu aprendi com essa oportunidade de criar Charlie [para a televisão] e a sua transformação física foi um grande aprendizado como ator. Eu acho que adiciona à dinâmica da série e espero que possamos contar mais histórias sobre esse mundo".

Trailer legendado de "NOS4A2"

UOL Entretenimento