Topo

Terror

Tudo o que você precisa saber sobre filmes, séries e livros de horror


Medos, cicatriz e ausências: 5 detalhes do trailer de "It - Capítulo 2"

Reprodução
Pennywise (Bill Skarsgard) em cena de "It: A Coisa - Capítulo 2" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

2019-05-10T04:00:00

10/05/2019 04h00

Atenção! O texto abaixo contém spoilers do livro "It: A Coisa", escrito por Stephen King

O primeiro trailer de "It: A Coisa - Capítulo 2" foi lançado ontem e traz o Clube dos Otários reunido, após 27 anos, para acabar com o temido Pennywise (Bill Skarsgard). Com um olhar mais atento, podemos pegar alguns segredos que serão decisivos para o desenrolar do filme, sendo boa parte extraída diretamente do livro homônimo escrito por Stephen King em 1986.

Descubra a seguir os momentos mais importantes do teaser de "It : A Coisa- Capítulo 2", que chega aos cinemas brasileiros em 5 de setembro.

Trailer legendado de "It - Capítulo 2"

UOL Entretenimento

Medo e traumas do passado

Reprodução/YouTube
Jessica Chastain em cena de "It - Capítulo 2" Imagem: Reprodução/YouTube

Beverly (Jessica Chastain) é o centro das atenções no vídeo divulgado pela Warner Bros. Na cena inicial, ela retorna para Derry e decide visitar a casa onde cresceu. Uma senhora aparentemente fofa a recebe e a deixa caminhar pelos cômodos onde passou a infância.

É possível observar alguns hematomas no braço de Bev. No livro de King, ela tem um relacionamento abusivo com seu namorado, Tom Rogan. Quando Mike liga anunciando que o Clube dos Otários precisa voltar, a mulher é agredida pelo companheiro ciumento e foge para a cidade onde cresceu.

Outro detalhe importante no trecho é quando a senhora -- que nada mais é do que Pennywise disfarçado -- diz: "Eu sempre fui a menininha do papai. E você? Ainda é a menininha dele?". No filme anterior, o pai de Beverly tinha pavor que ela crescesse e se relacionasse com meninos e constantemente perguntava para a filha se ela continuava inocente.

Bill (James McAvoy) é outro que também precisa lidar com as tragédias do passado. Em um momento do teaser, ele encara o bueiro e vê uma criança vestindo uma capa amarela e segurando um barquinho de papel. Para quem não se lembra, o líder do grupo teve seu irmão devorado por Pennywise logo no início de "It: A Coisa" e essa lembrança vive o atormentando.

Cicatriz

Reprodução/YouTube
Pennywise e sua cicatriz em cena de "It - Capítulo 2" Imagem: Reprodução/YouTube

A senhora assustadora que vive na antiga casa de Bev revela uma cicatriz no peito -- que mais parece uma gigantesca ferida aberta. Esta é a mesma região onde o corajoso Ben atravessou a entidade com um pedaço de ferro enquanto lutava ao lado dos amigos nos esgotos da cidade fictícia de Derry.

Isso pode significar que Pennywise, apesar de ter despertado, não está tão forte quanto antes e que ele sabe que o grupo é capaz de realmente derrotá-lo.

Ausências

Reprodução/YouTube
Clube dos Otários reunidos em cena de "It - Capítulo 2" Imagem: Reprodução/YouTube

Quem leu o livro de Stephen King sabe o que acontece no final de tudo, e parece que o teaser entrega de cara o que vai acontecer. Assim que Bev sai de cena, o clube aparece reunido. Porém, estão faltando dois integrantes.

No livro, Stanley é o responsável por reunir os amigos após 27 anos, se suicidando no banheiro de sua casa e escrevendo a palavra "It" com seu próprio sangue. Porém, outro personagem morre durante a batalha final contra Pennywise. É Eddie, que tem o braço devorado pelo demônio e é deixado nos esgotos pelos amigos.

O complemento da cena no teaser traz o quinteto restante olhando para o espelho e vendo o reflexo do grupo completo quando ainda eram crianças.

O círculo

Reprodução
Cena do filme "It - Capítulo 2" Imagem: Reprodução

No primeiro filme, os amigos fizeram um círculo com as mãos antes de enfrentar Pennywise. O trecho foi uma boa adaptação do livro, que aborda um viés mais voltado ao descobrimento sexual para mostrar que o grupo está fortalecido. No primeiro teaser da sequência, vemos novamente os amigos (agora adultos) com as mãos unidas para resgatar a força necessária para enfrentar o vilão.

O beijo entre Bill e Bev também merece destaque, lembrando da cena no último filme, quando eles eram adolescentes. O livro deixa claro que Bill, apesar de ter seguido com sua vida, nunca esqueceu Bev e aquele amor que ficou na infância é resgatado repentinamente no pior momento possível.

Pennywise

Reprodução/YouTube
Cena de "It - Capítulo 2" Imagem: Reprodução/YouTube

Não poderia faltar o protagonista da história. Ele aparece primeiro como uma velhinha assustadora e encerra o teaser com uma saudação sinistra e os olhos esbugalhados. Porém, vale ressaltar que também é importante a fotografia antiga que mostra a entidade como um palhaço de circo.

O diretor Andy Muschietti já anunciou que vai abordar as aparições de Pennywise nas décadas anteriores, principalmente na fatídica noite em que o bar The Black Spot pegou fogo e o vilão surgiu como uma ave gigantesca voando pelos céus de Derry.

Falta saber as outras formas que o vilão vai aparecer e se o filme vai seguir a origem do personagem criador por Stephen King.

Mais Terror