Topo

Doc "Changing the Game" mostra desafios de atletas trans no esporte; veja trailer

Atleta trans é retratada no doc "Changing the Game" - Reprodução
Atleta trans é retratada no doc "Changing the Game" Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

19/04/2019 14h42

O documentário "Changing the Game" teve hoje publicado seu primeiro trailer, pelo site da revista "Variety". Ele trata dos obstáculos que atletas transexuais tem que transpor no esporte para poderem competir e para lidarem com preconceitos.

A estreia do longa será no Tribeca Film Festival, na semana que vem, mostrando a história de Mack Beggs em destaque.

Beggs compete no wrestling e se tornou campeão estadual entre as garotas no Texas. Mas protestou, após o bicampeonato: "Eu sou um homem".

"Eu não quero lutar com mulheres, tudo o que quero é lutar com homens", diz Beggs, no trailer.

Uma fonte que tem o rosto escondido vai mais fundo no drama dos atletas trans. "Se eu não tivesse o esporte em minha vida, eu acho que não estaria aqui hoje."

Lucy Mukerjee, da Tribeca Enterprises, explica: "Atletas trans têm que batalhar mais duro que os cisgêneros para ter sucesso, enquanto ainda tem de ter coragem e resiliência contra a discriminação. Os jovens deste filme acharam no esporte um meio de canalizar a negatividade em volta deles para algo positivo, para ganharem um senso de mundo e validação."

"Changing the Game" também dá destaque para Andraya, que faz atletismo, e Sarah, do esqui. Michael Barnett, que já ganhou um Emmy de melhor direção, comanda o projeto.

A estreia do filme acontece na sexta-feira.